segunda-feira, setembro 6

Você sabe o que é Feng Shui ?

Eu já falei aqui sobre Feng Shui...
Ontem achei um site muito legal que traz um breve resumo da origem da palavra e dos princípios básicos e como eu nunca havia lido nada tão claro assim e sei que tem gente que gosta do assunto, mas não sabe como explicá-lo, acho que vai valer a pena nós nos aprofundarmos um pouco e descobrir-mos do que se trata...



A origem da palavra Feng Shui é encontrada no Livro dos enterros (Zang Shu), que foi escrito por um filósofo chamado Guo Pu:
“O Qi é disperso pelo vento (feng) e acolhido pela água (shui)”.
É uma arte milenar chinesa de harmonização e equilíbrio de ambiente de modo a tornar a vida mais saudável e próspera. 
Pode ser usada em qualquer lugar, ambientes internos e externos da nossa casa, nossa empresa e que nos ajuda a nos sentirmos alegres e dispostos a enfrentar o trabalho e os acontecimentos do dia a dia.
Seu emprego na arte de fazer jardins há muito é conhecida, usando seus princípios poderemos criar um jardim harmonioso que nos traga bem estar.
Não existe uma fórmula científica, o Feng Shui é baseado em interpretações subjetivas e isto pode mudar conforme a formação de quem trabalha com esta arte.
Não entraremos na descrição de escolas e correntes de pensamento, pois o que desejamos é somente tornar nosso jardim agradável visualmente, onde possamos sentir a natureza e obtermos benefícios para nossa saúde, com um ambiente tranquilo e bonito para nós, nossos familiares e amigos que nos visitam.

Princípios básicos: Yin e Yang
Consideram-se dois tipos de energia: Yang, que é vista como a energia masculina, correspondendo ao sol, cores brilhantes e fortes, como vermelhos e amarelos e a energia Yin, mais feminina, de cores frias como azuis e verdes.
O jardim da frente de uma casa ou empresa é considerado Yang enquanto o pátio interno, jardins íntimos são considerados Yin.
Como nesta filosofia é sempre o estudo do equilíbrio, assim precisaremos equilibrar suas forças para um efeito harmonioso, colocando objetos e plantas para harmonizar os espaços..
Linhas retas de muros e paredes devem ser equilibradas adicionando plantas para suavizá-los. Poderemos lançar mão então da criatividade, fazendo canteiros curvos, adicionando arbustos e trepadeiras.
Para conseguir este equilíbrio poderemos usar o contraste de textura de pedras com espelhos d’água. Na filosofia chinesa a imobilidade das pedras contrasta com a água em movimento, no harmonioso ciclo do ser humano com a natureza.

5 Elementos e as estações do ano:

Os princípios do Feng Shui são principalmente a harmonia de cinco elementos, relacionados com as estações do ano.
Ou seja:
bagua no feng shui
 fogo = energia do verão,
terra = meio do verão,
metal = outono,
água = inverno
e madeira = primavera.

Com as orientações, com os signos e meses do ano.
Tudo que temos na Terra é de alguma forma feita com estes elementos e nenhum deles é melhor que os outros.
No Feng Sui todos os elementos co-existem em harmonia. Há interpretações sobre como interagem uns com os outros, de forma positiva e negativa.

Ciclos produtivos, e ciclos de controle no Feng shui
O ciclo produtivo é o modo que a água influencia a madeira (plantas) que por sua vez influencia o fogo, a terra, o metal e a água. 
Se pensarmos, isto faz algum sentido, já que para produzir e fazer crescer uma planta precisamos de água.Ao queimar a madeira produzimos fogo e depois as cinzas são incorporadas na terra.
O chamado ciclo destrutivo ou de controle é a capacidade de influência de uns nos outros, como por exemplo, a água apaga (destrói) o fogo que derrete o metal.
Este por sua vez corta a madeira (plantas), na forma de tesouras, podões e serras.
Como aplicar estas idéias no jardim?
Por exemplo, colocar uma fonte junto de uma churrasqueira seria inapropriado, melhor colocar um deque ou plantas que representam a madeira para uma melhor combinação. Já a churrasqueira deve ter por companhia uma área pavimentada, de tijolos ou pisos, que representa o elemento Terra. 



Usando o elemento água:
A água em espelhos, em fontes e laguinhos reflete a luz, há refração dos objetos que nela estejam mergulhados e ocorre a evaporação constantemente, aumentando em dias secos e quentes. Água corrente, que movimenta o ar, e a a corrente de ar é a energia (Chi). Água parada é estagnação. 

Usando o elemento fogo:
A representação do meio dia, com o sol forte, é identificada com a cor vermelha que no espectro solar é a onda de maior comprimento.
No jardim de Feng Shui o fogo é Yang e poderá ser representado pela churrasqueira, por um fogo amigo entre pedras, para confraternização de amigos, pelos tocheiros, luzes sinalizadoras e pelas lâmpadas que iluminam nossas plantas numa decoração noturna.
Para representar o fogo poderemos usar plantas de folhagem ou flores vermelhas, laranja e amarelo-forte, como o cróton (Codieum), o hibisco (Hibiscus), a folha-da-fortuna (Kalanchoe), o gerânio (Pelargonium), a calêndula (Calendula officinalis) e a alegria-de-jardim (Salvia splendens) .

Usando o elemento terra:
No jardim da filosofia Feng Shui a terra é representada por ela mesma, no solo dos canteiros, vasos de cerâmica e muros, mas também poderemos colocar pedras dos mais variados tipos e formatos para dimensionar e formalizar sua presença.




Usado o elemento metal:
O metal é um bom condutor de energia, eletricidade e as superfícies metálicas podem ser boas refletoras. 
Também as superfícies de águas paradas parecem espelhos refletivos.
O metal tem a cor branca, prata, cinza e suas formas podem ser círculos e arcos.
Objetos metálicos de ferro batido, arte em cobre, estatuetas de metal, vasos e cachepôs de cobre, são objetos que podem ser usados para a representação deste elemento.
Para as plantas neste setor podemos escolher as de tons prateados como a losna (Artemisia absinthum), o helicriso (Helichrysum) e a cinerária (Senecio douglasii), entre outras.

Usando o elemento madeira:São as árvores, arbustos e plantas herbáceas e o elemento mais importante do nosso projeto de fazer um jardim.
Os princípios da filosofia milenar adaptados a um jardim urbano para que a gente possa se rodear de beleza, harmonia e paz.
A cor da madeira não poderia ser outra que não o verde, da vida vegetativa, da fotossíntese e sua maravilhosa transformação, da respiração e transpiração das plantas, de onde surge a seiva que corre nos veios dos ramos, transformando os botões em folhas e flores, produzindo os frutos que nos alimentam.  É o lugar das árvores, arbustos verdes.
Podemos colocar árvores sempre verdes e frutíferas, como a lichia (Litchis) e o caquizeiro (Dyospirus kaki).
Neste recanto é o lugar perfeito para seu canteiro de aromáticas, como a alfazema (Lavandula), alecrim (Rosmarinus), sálvia (Salvia officinalis) e o manjericão (Ocimum basilicum).

Usando o elemento ar:
O ar não é um dos cinco elementos, mas falaremos aqui sobre ele segundo a tradição da arte do Feng Shui.
O ar é um fator de grande importância.
Em termos de jardinagem, o ar deve circular entre as plantas, para revigorar o espaço.
Ar parado, estagnado, propicia o surgimento de fungos, por isto cortamos os ramos não produtivos e secos na parte interna das plantas para arejamento.
Muitas plantas juntas têm ar parado, possibilitando surgimento de doenças.
No Feng Shui, ar parado significa estagnação, com a energia positiva do Chi (ou Qi) sem poder circular.
Devemos então dar maior espaçamento entre plantas ou usar menos plantas, fazer canteiros em curvas e usar pavimentos drenantes para que também a terra possa respirar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário