quarta-feira, janeiro 6

Já ia me esquecendo...hoje é Dia de Reis


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de "uns magos" que, segundo o hagiológio (nome que se dá à descrição, estudo e tratado sobre a vida dos santos), foram três Reis Magos, e que ocorreu no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Histórico
A data marca o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. (*Euzinha já desmontei árvore e tirei toda a decoraçãonatalina. a casa ficou tão vazia, triste e descolorida, que acho que vou ter de inventar outra coisa para alegrá-la de novo)
Tradições
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
(*Hoje tem também queimação de palhinha - ritual religioso centenário realizado, sobretudo, no Maranhão e em algumas cidades de Portugal - nas casas das pessoas que fazem presépios com MURTA - erva cheirosa. As pessoas se reúnem diante do presépio, geralmente no finzinho da tarde ou à noite, rezam, cantam ladainhas em latim e depois uma a uma vão se aproximando e pegando os galhos que formam e enfeitam o presépio. Os ramos secos são levados a um fogareiro ou coisa parecida, onde ficam queimando. As pessoas, ao jogar o galho fogo, fazem pedidos)
Extraído de: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Reis"
*Nota (pitaco) da autora do post

Nenhum comentário:

Postar um comentário