quarta-feira, janeiro 6

Amor e música

Não, eu não estou acompanhando a minisérie Dalva e Herivelto... mas tenho ouvido muito falar da história deste casal e confesso que achei até interessante...
Descobri que muitas músicas que eu gosto (sim, eu adoro música antiga) foi cantada por eles, juntos ou depois de separados, mandando recados um para o outro...e isso fez com que me interessasse um pouco mais pelo assunto...

Aqui vai um breve histórico de Dalva, que nasceu Vicentina...
Paulista da cidade de Rio Claro, Dalva de Oliveira nasceu com o nome de Vicentina de Paula Oliveira. Antes de cantar profissionalmente, trabalhou como faxineira e costureira. O sucesso veio com suas primeiras apresentações no rádio, no final da década de 30. Ao lado de Herivelto Martins, seu marido, e Nilo Chagas, formou o Trio de Ouro.Depois de se separar do marido, em 1947, Dalva seguiu em carreira solo e costumava pedir a compositores que fizessem músicas endereçadas a Herivelto. “Errei, sim/ Manchei o teu nome/ Mas foste tu mesmo o culpado/ Deixavas-me em casa/ Me trocando pela orgia”, cantava Dalva na canção Errei sim. “Não, eu não posso lembrar que te amei/ Não, eu preciso esquecer que sofri”, devolvia Herivelto em Caminhemos, em uma troca de farpas que entrou para a história da música brasileira. Em 1951, Dalva foi convidada para cantar na festa coroação da rainha Elizabeth II, de Londres. Em 1965, sofreu um grave acidente de carro. Seu rosto ficou com cicatrizes e ela deixou de aparecer em público por algum tempo. Seu último grande sucesso foi em 1971, com a marchinha Bandeira Branca.
... e um breve histórico de Herivelto...
Herivelto Martins tem sua trajetória dividida em duas partes: antes e depois de Dalva de Oliveira, de 1936 até 1950, quando se separaram definitivamente.
Participou da Dupla Preto e Branco e, em seguida, do grupo Trio de Ouro, com a participação da cantora Dalva de Oliveira, dona de uma voz poderosa por quem Herivelto se apaixonou. A vida conjugal de Herivelto e Dalva foi sempre muito tumultuada. Após 10 anos de casamento e dois filhos Pery (Ribeiro, que fez muito sucesso bem mais tarde) e Ubiratan, separaram-se, protagonizando um escândalo nacional, divulgado pela imprensa.
Esse episódio serviu para fortalecer a carreira de Herivelto, pois, diante do sofrimento da separação, fez letras que eram maravilhosas, retratando fielmente, a crise que estava vivendo.
A partir daí houve um verdadeiro duelo musical, ele de um lado, juntamente com David Nasser (jornalista e compositor) e Dalva de outro, sustentada por letras/músicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho,Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.
Tudo começou com o samba de Herivelto "Cabelos Brancos", respondido por Dalva com o "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins.
Herivelto respondia com outras canções como "Caminhemos", "Quarto Vazio", "Caminho Certo" e "Segredo". Dalva rebatia com "Calúnia", "Errei sim" e "Mentira de Amor". E o público brasileiro era quem ganhava. A época era de viver uma boa fossa e as música embalavam os suspiros a favor, ora de Herivelto, ora de Dalva.
Mas, a vida não deixa barato e ele conheceu Lurdes Torelly, seu grande amor e companheira pelo resto da vida. A morena de olhos verdes viveu com ele por quase 40 anos e lhe deu três filhos: Fernando, Yaçanã e Herivelto Filho.
Para ela foi composta a música "Pensando em ti", que acirrou mais ainda o duelo musical com Dalva..
Algum tempo depois Dalva e Lurdes tornaram-se muito amigas, sendo Lurdes o esteio de Dalva até o fim de sua vida. Herivelto teve duas mulheres muito especiais.
Seguem algumas músicas que marcaram época e muitas brigas de amor e que eu gosto... muito... (por que lembram meu vô querido do meu coração) 
 Caminhemos
(Herivelto Martins)

Não, eu não posso lembrar que te amei
Não, eu preciso esquecer que sofri
Faça de conta que o tempo passou
E que tudo entre nós terminou
E que a vida não continuou pra nós dois
Caminhemos, talvez nos vejamos depois
Vida comprida, estrada alongada
Parto à procura de alguém, à procura de nada
Vou indo, caminhando sem saber onde chegar
Talvez que na volta, te encontre no mesmo lugar.

Errei Sim
(Dalva de Oliveira)

Errei sim,
Manchei o teu nome
Mas foste tu mesmo
O culpado
Deixavas-me em casa
Me trocando pela orgia
Faltando sempre
Com a tua companhia.
Lembra-te, agora, que não é,
Só casa e comida
Que prende por toda a vida
O coração de uma mulher.
As jóias que me davas
Não tinham nenhum valor
O mais caro me negavas
Que era todo o teu amor,
Mas, se existe ainda
Quem queira me condenar,
Que venha logo
A primeira pedra
Me atirar.

Pensando Em Ti

Herivelto Martins
(Herivelto Martins/David Nasser)

Eu amanheço pensando em ti
Eu anoiteço pensando em ti
Eu não te esqueço
É dia e noite pensando em ti
Eu vejo a vida pela luz dos olhos teus
Me deixa ao menos, por favor, pensar em Deus
Nos cigarros que eu fumo
Te vejo nas espirais
Nos livros que eu tento ler
Em cada frase tu estás
Nas orações que eu faço
Eu encontro os olhos teus
Me deixa ao menos, por favor, pensar em Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário