O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), José Moacyr Malvino Pereira, afirmou que irá entrar com uma ação civil pública contra o jornalista Boris Casoy, por sua declaração sobre o trabalho dos garis no Jornal da Band. “Vamos entrar com uma ação civil pública para que ele se retrate na Justiça. Já assinei a procuração”, declarou o presidente da entidade.
O apresentador do Jornal da Band tem sido criticado desde o dia 31/12, quando saiu no ar o áudio de uma declaração sobre os garis que desejavam feliz ano novo. Ainda na vinheta do jornal, sem saber que seu microfone estava aberto, Casoy declarou: "Que m... dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros... O mais baixo da escala de trabalho".
No dia seguinte, no mesmo jornal, o apresentador pediu desculpas pela atitude. “Ontem durante o intervalo do Jornal da Band, num vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, por isso quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band”, disse.
Nesta segunda-feira (04/12), o Siemaco entregou na TV Bandeirantes uma carta de repúdio a Boris Casoy. “Não aceitamos as desculpas do apresentador, que foram meramente formais ao ser pego ao manifestar o que pensa e que, infelizmente, reforça o preconceito de vários setores da sociedade contra os trabalhadores garis e varredores..."
Em uma nota oficial no site do sindicato, a entidade também criticou o desmerecimento dado ao trabalho dos garis. “Lamentavelmente Casoy demonstrou não dar valor ao importante serviço prestado por nossos trabalhadores, humilhando-os publicamente. Ele esqueceu-se que limpeza significa saúde pública e, se nossos 'lixeiros no alto de suas vassouras' não cuidassem da nossa cidade, certamente viveríamos no caos. Com certeza, podemos viver sem notícias, mas não sem limpeza", diz a nota.
A assessoria de imprensa da Band informou que o apresentador já pediu desculpas em público. A direção de jornalismo da emissora ainda não se manifestou sobre o caso.
Pensei e repensei antes de tocar neste assunto. Não costumo ficar palpitando sobre polêmicas, mas nesse caso fica difícil não dar uma opinião. Dizer que Borys foi infeliz, que é falso, que simplesmente perdeu a credibilidade conseguida com muitos anos de trabalho dito sério, que ele é 'uma vergonha',... talvez seja repetir o que deve ter sido dito e escrito por muita gente indignada. Mas o que dizer do homem que critica meio mundo, aponta o dedo à favor do respeito e dignidade na TV, cobrando de empresários e políticos, mas que foi pego fazendo aquilo que ele tanto reclama, agindo vergonhosamente...
Acredito que por muito tempo Bprys ficará estigmatizando, vai comer o pão que o diabo amassou, nem sei se conseguirá resgatar sua credibilidade...e talvez com isso aprenda, que (como diz um colega policial) quem é pedra, um dia também pode ser ovo... "Caveira quem te matou? Foi língua"
por isso q tu é jornalista!! escreve tao bem!! e sab como colokar as coisas adorei
ResponderExcluirbjo