terça-feira, outubro 9

Você sabe o que é dislexia?


Semana da Dislexia alerta para transtornos de aprendizagem que afetam mais de 7 milhões de brasileiros

Com o slogan EU POSSO! Semana da Dislexia ocorre de 8 a 14 de outubro com atividades e iniciativas em todo o país
A dislexia, transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, será tema de diversas atividades em todo o Brasil, entre os dias 8 a 14 de outubro. A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que oferece apoio técnico a grupos e instituições que atuam na prestação de serviços a familiares, educadores, profissionais da saúde e às pessoas com distúrbios de aprendizagem.  O evento foi inspirado naDyslexia Awareness Week, que ocorre no mesmo período na Inglaterra, envolvendo toda a sociedade em torno de um assunto que atinge em torno de 6% da população. No Brasil, são cerca de 7 milhões de pessoas com transtornos de aprendizagem.
A campanha da Semana da Dislexia tem como slogan EU POSSO!, um grito contra o preconceito que disléxicos sofrem na sociedade. Apesar de todos os obstáculos enfrentados nas escolas, diariamente, as crianças e jovens com dislexia e outros transtornos de aprendizagem são capazes de escrever histórias de sucesso, a exemplo de muitos profissionais bem sucedidos que assumiram ter algum tipo de transtorno, como
Albert Einstein, Steve Jobs, Steven Spielberg, Magic Johnson, Will Smith, Jamie Oliver, Cher, Walt Dysney, entre outros.
 “Em nosso País, não existe lei ou política educacional que oriente os pais e profissionais da educação e da saúde sobre como lidar com crianças com transtornos de aprendizagem. A campanha EU POSSO! vem para conscientizar a sociedade e o governo de que é possível viver e conviver com o transtorno desde que identificado e tratado com acompanhamento na escola, nos centros médicos e, principalmente, em casa”, afirma Mônica Weinstein, diretora presidente do Instituto ABCD.
As ações para a Semana da Dislexia envolvem desde palestras e oficinas até a premiação ITAbits, iniciativa de alunos do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica em parceria com o Instituto ABCD, que desenvolveu aplicativos para tablets e smartphones para estimular a leitura e escrita de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem. Foram desenvolvidos três aplicativos – disponíveis para download gratuito na Android Market, a loja de aplicativos do sistema operacional do Google.  O aplicativo escolhido será anunciado em 10 de outubro.
 As pessoas interessadas pelo tema, poderão conferir todos os detalhes nas mídias sociais do iABCD (www.facebook.com/institutoabcdwww.institutoabcd.org.brwww.todosaprendem.com.br) e no hot sitewww.todosaprendem.com.br desenvolvido especialmente para o evento.

O que é transtorno de aprendizagem
Os transtornos de aprendizagem englobam não só a dislexia, que é a dificuldade com a leitura e a escrita, mas também a discalculia – dificuldade com números –, a disgrafia – dificuldade na escrita, relacionada à coordenação motora. Estima-se que 6% da população brasileira tenha algum distúrbio de aprendizagem, ou cerca de 7 milhões de pessoas no País.
As pessoas com algum tipo de transtorno de aprendizagem têm falta de habilidade para se expressar, compreender e organizar a leitura, a escrita, a ortografia, a aritmética, a geometria e outros conteúdos ensinados na escola. Essas ausências podem atrapalhar muito o desempenho na escola e, consequentemente, os relacionamentos sociais.
Pessoas muito inteligentes e talentosas podem ter dificuldades para aprender na escola. É necessário que conheçamos seus pontos fortes e fracos para enfrentar e vencer as barreiras impostas pelos transtornos de aprendizagem, que reflete um perfil individual do desenvolvimento neurológico, tem origem biológica, influência genética e é permanente.
Sobre o Instituto ABCD
Com o intuito de ajudar crianças e adolescentes com transtorno de aprendizagem foi criado em 2009 o Instituto ABCD. A atuação do Instituto ABCD envolve a orientação dos pais, professores e profissionais da área da saúde, por meio de parcerias com universidades e governos.
Com as universidades, são formado os Centros de Referência que atuam no diagnóstico e no tratamento dessas pessoas. O iABCD também desenvolve projetos como o “Todos Aprendem”, em parcerias com governos municipais, para realizar cursos de formação de professores e profissionais da saúde. No caso dos professores, o objetivo é orientá-los para que eles consigam identificar, em sala de aula, os alunos que possam ter algum distúrbio de aprendizagem. E para que, após o diagnóstico de uma equipe multidisciplinar da área da saúde, os educadores estejam preparados para atender às necessidades destes estudantes.
Outra forma de atuação do Instituto é acompanhar a formação de grupos de apoio aos pais, como o Grupo Aprendiz, de São Caetano do Sul, que promove encontros mensais entre profissionais da saúde, educadores e pais para debater maneiras de melhorar a vida das pessoas com transtorno de aprendizagem.

Programação - Semana da Dislexia
De 8 a 14 de outubro
São Paulo /São Paulo
Instituto ABCD

  • Workshop Científico - “Desenho Universal da Aprendizagem”
Data: 9/10/2012
Horário: 9:30 – 12:00 h
Local: Casa do Saber – End.: Rua Dr. Mario Ferraz, 414 - Itaim Bibi – SP
Inscrições: gratuitas, vagas limitadas, confirmar via contato@institutoabcd.org.br
O iABCD vai promover um workshop científico com apresentação de Mônica Weinstein , na Casa do Saber, dia 09/10 com o tema “Desenho Universal da Aprendizagem”.

·         Premiação Desafio iABCD| ITAbits
Data: 10/10/2012
Horário: 11 h
Local: Praça São Lourenço, Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia – São Paulo
Premiação dos aplicativos desenvolvidos pelos alunos do ITA.
Inscrições: Evento exclusivo para convidados.

·         Santa Casa de São Paulo
Oficina de Simulação da Dislexia
Data: a definir
Horário: a definir
Local: a definir
Atividade experimental. A proposta é uma Oficina de Simulação da Dislexia, com professores, pais, alunos e outros profissionais envolvidos na clínica da Santa Casa e nos projetos em escola para abordar os sintomas da dislexia.

·         Instituto CEFAC
Oficina de Artes
Data: 9/10/2012
Horário: 9h e 14h
Local: Rua Cayoowaá 664 Perdizes
Oficina de artes com as crianças e pais atendidos pelo Instituto CEFAC. As crianças irão produzir suas camisetas para a divulgação da Semana da Dislexia.

·         Ação de orientação sobre Dislexia
Data: 8/10 - 11/10
Horário: 8h – 14h
Local: Diversas escolas
Visita dos pais das crianças atendidas pelo Instituto Cefac aos colégios de seus filhos para a entrega de folder sobre dislexia e DVD com documentário. Os pais irão utilizar a camiseta com o logo da Semana da Dislexia e irão registrar por meio de fotografias essa entrega.

Belo Horizonte | Minas Gerais
·         Atualidades em dislexia
Data: 10/10/2012
Horário: 18h40 às 19h50
Local: Teatro Izabela Hendrix – End.: Rua da Bahia, 2020 - Lourdes  Belo Horizonte
Evento destinado aos pais, professores, profissionais e estudantes interessados no tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário