quarta-feira, outubro 19

Ressuscitando com a Rosa de Jericó

Depois de quase 20 dias sem postar nada no blog por questões alheias a minha vontade (net lenta), finalmente estou de volta e, para retornar em altíssimo estilo, trouxe uma curiosidade que achei lindíssima. 
Semana passada,não me lembro ao certo porque, nem como, surgiu uma conversa na redação do jornal onde trabalho e terminou com a Paula Boueri e Yane Botelho me contando a história da Rosa de Jericó. Achei a história linda, forte e muito interessante e por isso fiz uma pesquisa e guardei tudo o que achei para postar aqui, assim que pudesse.
Então, lá vai... divirtam-se com o que vão aprender hoje, porque trata-se de uma lição de luta pela sobrevivência e ressurreição.

Rosa de Jericó (Selaginella lepidophylla)

A rosa de Jericó, também conhecida como Flor da Ressurreição, é uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio e na América Central. Durante longos períodos de tempo estas plantas vivem em regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se como qualquer outra planta, até o meio ambiente deixar de lhes favorecer uma existência saudável. 
Quando chega essa altura, as flores e as folhas secas caem e os galhos secos encolhem-se, formando uma bola. As plantas retiram as suas raízes do solo e permitem ao vento transportá-las pelo deserto, até chegarem novamente a um sítio úmido onde podem continuar a crescer e a propagarem-se. 


A bola volta a abrir-se totalmente e a soltar as suas sementes, que germinam. Assim que entram em contacto com água, as jovens plantas de aspecto seco começam rapidamente a florescer. 
Pode dizer-se que estas plantas “sentem” o que fazem durante este processo, visto que não se mantêm necessariamente no primeiro sítio onde páram, mas investigam o local para verificarem se é adequado ao crescimento. Ali podem ficar, e crescer, ou então mudam-se várias vezes.



Efeito

A Rosa de Jericó é vendida nos mercados mexicanos para usar como diurético. Também é utilizada em rituais de vudu e de "santeria cubana", para gerar amor, sorte e dinheiro. Quando transportada por uma pessoa diz-se que absorve energia negativa.
Utilização da rosa : crendices

Para Conseguir Mais DinheiroColocar a Rosa de Jericó num recipiente grande, quase coberta de água e depositar no seu interior 5 moedas actuais, de preferência douradas (ouro, cobre) e fazer a oração da Rosa de Jericó todos os dias conforme a sua necessidade.
(Oração da Rosa de Jericó
Divina Rosa de Jericó, pela energia cósmica que tu encerras e, pelo poder que te foi concedido, ajuda-me a vencer as dificuldades da vida, dando-me Saúde, Força, Felicidade, Tranquilidade e Paz no meu lar, Sorte nos meus negócios, destreza no meu trabalho para ganhar mais dinheiro para cobrir as minhas necessidades, as do meu lar e de toda a minha família.
Divina Rosa de Jericó, tudo isto é o que te peço pela virtude que tu encerras e pelo poder de comunicação que tu tens.

NOTA IMPORTANTE: antes da oração, recomenda-se fazer uns breves minutos de meditação para se conectar com a energia da Rosa de Jericó.)


Para eliminar Tensões e Inveja - Colocar a Rosa de Jericó num prato fundo com água, cobrindo totalmente as suas raízes e deixando a descoberto as suas folhas; de preferência às nove da manhã ou ás três da tarde, numa terça ou sexta-feira. Deixar três dias consecutivos, retirando à mesma hora que se colocou, fazendo a oração uma vez por dia. Deixar secar de novo a flor e usar a água que ficou no prato para aspergir os cantos das portas da casa, pela parte de fora, pedindo Paz e Amor. Deve repetir-se a oração durante 7 semanas consecutivas.

Para conseguir Trabalho, Emprego ou qualquer outro objetivo - Colocar a Rosa de Jericó num recipiente grande, totalmente coberta de água. Escrever num pergaminho virgem ou papiro, a lápis ou tinta resistente à água, o desejo ou a meta a conseguir, enrolando-o juntamente com um pequeno imã atando o embrulho as raízes da planta, sempre em Lua Nova ou Crescente e deixando até à Lua Cheia. Fazer a oração juntamente com a petição, com muita fé, durante 7 dias. Começar numa segunda-feira se for para saúde, terça para trabalho, quarta para exames, quinta para os negócios ou assuntos legais, sexta para amor, sábado para temas de gravidez e partos felizes, reconciliações, etc. e domingo para sorte, bem-estar e harmonia perfeita, etc.

Para Paz e Felicidade - Colocar a Rosa de Jericó coberta de água na sua totalidade, num recipiente grande e deixá-la num canto da casa, sala ou quarto. Junte-lhe água sempre que esta se evaporar ou se ficar verde e turva, fazendo a oração da Rosa de Jericó uma vez por dia.



Lenda de Santa - Rosa – de – Jericó

Em Jericó , há muitos anos atrás ...
Num inverno cheio de neblina ,
Numa noite repleta de paz ,
Nasceu Rosa , uma  doce menina !

Já criança , ela começou a fazer curas ...
Para pessoas de diversas culturas !

Sempre quando ela curava alguém doente ...
No jardim , ou , no quintal do convalescente ...
Nascia uma rosa desconhecida e diferente !

Numa procissão , Rosa vestiu  - se de querubim ...
E estava numa felicidade sem fim !
Porém  quando os fiéis passavam numa enorme  fazenda ...
Rosa foi atacada por um cão que rasgou sua veste de renda !

Além de rasgar a roupa , o cachorro  matou a menina ...
A Lua desapareceu e surgiu uma misteriosa neblina !
Esta garota foi enterrada no meio do deserto ...
Todo árido, solitário e  sem ninguém por perto !

 Na parte externa do túmulo em que a menina foi enterrada ...
Nasceu uma rosa , sem explicação, no meio  do nada !
Surgiu uma flor neste túmulo do deserto ...
Sinal que Rosa era uma santa ao certo !

Esta flor foi batizada de : santa - rosa – de – jericó ,
Quem possui  esta planta nunca se sente só !
Diz a lenda que esta flor é pura poesia ...
Ela muda de lugar com a força da   magia !

Quando o deserto vira um cruel pesadelo ...
Seus galhos viram a bola de um novelo !
Então  ela rola para outro ambiente , outro  lugar ...
E as sementes da bola voltam a germinar !

Ela é uma flor mística e sensacional ...
Ela protege seu dono contra o mal !
Ela realiza milagres e é repleta de doçura ...
A Rosa de Jericó é a prova da ternura .

Luciana do Rocio Mallon


Fontes:
http://textolivre.com.br/livre/7562-lenda-de-santa-rosa-do-jerico-
http://akasha-porto.blogspot.com/2006/02/rosa-de-jeric.html
http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article&sid=465



3 comentários:

  1. faltou postar a oração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ficou faltando, mas agora ela está aí! Obrigada por me lembrar! Espero que goste.

      Excluir
  2. Eu ganhei uma rosade jerico.Amei.Me disseram que ela limpa o cheiro ruim da casa.

    ResponderExcluir