sábado, março 26

Hora do Planeta... vamos participar ?

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.

Porquê apagar as luzes?

Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.

A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.

Assim, apagar as luzes:
É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo ações de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.


Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa… Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Neste ano, cerca de 3.800 cidades, de 130 países, prometeram aderir à campanha. Entre eles, o Brasil, que apagará, por uma hora, as luzes de cartões-postais como:
– o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro;
– o Auditório do Ibirapuera, em São Paulo;
– a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu;
– o Palácio Felipe Camarão, em Natal;
– o Teatro Amazonas, em Manaus e
– a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa, em Brasília. 
Até personalidades como a modelo Gisele Bündchen e os jogadores Neymar, do Santos, e Lucas, do São Paulo, já se comprometeram publicamente a ficar no escuro durante a Hora do Planeta e convidaram seus fãs a fazer o mesmo.
Mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes de suas casas, ao mesmo tempo, no ano passado e, em 2011, a WWF pretende superar esse número.

É HOJE... 
dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário