quarta-feira, janeiro 19

Doença do estresse

Não sei se você sabe, mas o estresse traz consigo milhares de doenças "agregadas", entre elas  a depressão e a síndrome de pânico. Estas, por sua vez, também podem trazer com elas outro milhão de doenças, como a obesidade (é doença sim, se for causada pela ansiedade!) e alopécia, entre outras... pretendo tratar um pouco sobre estes males que afetam o mundo desde que a depressão e o estresse se tornaram males do século. É que às vezes estas doenças agregadas se apresentam e você nem sabe que ela não é o mal principal. Então resolvi começar a tratar de algumas, ao longos desses dias... para que vocês as conheçam, consigam identificar a sintomatologia e possam entender que quando ela chega é porque já existe outro mal se alojando em você. Assim, você pode identificar a chegada da depressão e do estresse e tratá-lo mais rápido e melhor...
Hoje o tema é PSORÍASE


Psoríase
Doença, que provoca lesões na pele, não é contagiosa.
Pelo menos 5 milhões de brasileiros são afetados pela psoríase. A doença é uma inflamação crônica da pele que se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. 
Apesar de se tratar de uma doença genética, é desencadeada por fatores externos.
Seus portadores costumam também ter problemas de autoestima. Como as feridas típicas da patologia costumam afetar áreas descobertas do corpo como joelhos, cotovelos e articulações; além de ter a estética comprometida, seu portador geralmente sofre com o medo e o preconceito de quem acredita que a doença é contagiosa. Mas, foi justamente pelo fato de não oferecer perigo de contágio é que a doença foi negligenciada por muito tempo pela área médica e cientifica. 

O mal atinge cerca de 3% da população mundial e pode se manifestar nas diversas fases da vida. Para a maioria das pessoas, no entanto, a psoríase se apresenta antes dos 35 anos de idade. A incidência é a mesma para homens e mulheres. Fatores importantes de estresse, como a perda de um ente querido, insegurança no emprego, brigas com familiares, doenças graves ou cirurgias de grande porte podem provocar a psoríase. 

Até pouco tempo acreditava-se que ela não atingia os órgãos internos, mas em estágio moderado ou grave, a patologia eleva em 24% o risco de infarto, em 45% a chance de acidente vascular cerebral e em 51% a probabilidade de arritmias cardíacas. As variações parecem estar ligadas ao perfil genético, e a ciência ainda busca o mapeamento dos genes que promovem a manifestação da doença. 

Por Yasmin Barcellos

Um comentário:

  1. tenho uma amigo que descobriu a pouco tempo foi qnd soube da doença não tem cura, e o tratamento é paleativo, descobri a bmmm pouco tempo q isso existia é bmm rara na verdade, sinceramente n vejo o pq de preconceito, parece mais uma alergia do q qlqr coisa q seja contagiosa, e a pessoa vive normalmente, acho que o grande problema esta so no caso d todos saberem qnd vc esta irritado chateado ou enfim estressado com alguma coisa n vai da pra esconder

    ResponderExcluir