quinta-feira, janeiro 20

Doença do estresse II

Pensei em tratar aqui, durante alguns dias sobre as doenças que são desencadeadas pelo estresse. Sim, você fica excessivamente estressado e isso ainda lhe traz males maiores. Você pode desenvolver psoríase, alopécia, até vitiligo surgir depois dem um choque traumático e estressante. Mas... a imagem dessas doenças não são bonitas como um por de sol ou um cachorrinho bocejando... então as pessoas não gostam de ver e terminam fechando os olhos, não querendo nem ler sobre o assunto. Percebí isso ontem, quando Jock Dean me disse que não conseguia ver a imagem da alopécia... 
Achei que poderia alertar as pessoas para esses males, mas já ví que os textos talvez não sejam bem recebidos, então, lá vai um apanhado sobre o tema... sem fotos... tá... e que sirva de alerta. Se você perceber algum sintoma, procure um médico imediatamente.


A ansiedade, assim como o estresse, pode alterar todo o metabolismo e interferir diretamente no processo de emagrecimento.
É como uma ponte projetada para suportar carga pesada e resistir a tempestades. Essas forças provocam tensão na estrutura da ponte, que em princípio resistirá, mas se a tensão ultrapassar irá acabar destruindo a ponte. Ou seja, o excesso de pressão e exigência leva ao estresse.

O estresse é a alteração do organismo para se adaptar a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. É uma reação do organismo para manter o próprio equilíbrio e o corpo pode interpretar a informação como ameaça, preparando para duas reações básicas: lutar ou fugir do que o está ameaçando.

Não há apenas o lado negativo em estar estressado, pois algumas pessoas produzem muito mais quando sob pressão. Temos o eustresse, que é o estresse positivo, onde impulsiona a pessoa a agir em alguma direção; e o distresse, que é o estresse negativo, e interfere nas funções e no desempenho de alguns órgãos.

Quando nosso cérebro, independentemente de nossa vontade, interpreta alguma situação como ameaçadora, nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações para se adaptar às situações. Se esse estresse continua por um período mais longo, o corpo começa a se acostumar com os estímulos causadores do estresse e entra num estado de resistência ou adaptação. É um estado de alerta geral!

Durante esse estágio, o organismo adapta suas reações e seu metabolismo para suportar o estresse por um certo tempo. A reação ao estresse pode ser canalizada para um órgão ou sistema específico, por exemplo, o coração, a pele, sistema muscular, aparelho digestivo etc. Se o problema se prolongar, pode-se chegar ao estado de esgotamento, quando haverá queda no sistema de defesa e surgem as doenças.

O estresse só se torna um problema quando ocorrem muitas reações em um pequeno período de tempo. Ou quando as dificuldades são constantes. O estresse prolongado provoca a queda do sistema imunológico. Assim, dependendo da intensidade, repetição e duração ao longo da vida e principalmente da forma que cada um reage às situações, podem levar a doenças.

Comece se perguntando: no último ano enfrentei situações como: perdas, separações, mudança significativa na vida familiar, profissional, afetiva ou problemas de saúde? Caso sim, o que ocorreu? Qual foi minha reação? É importante entender que o estresse é cumulativo. Quanto mais intenso, mais sérias serão as reações.

Doenças que podem se desenvolver:

- resfriados/gripes
- herpes
- gastrite/úlcera
- insuficiência renal
- hipertensão
- depressão
- diabetes
- síndrome do pânico
- alergias
- derrame
- infarto do miocárdio

Como podemos perceber o estresse não é "nada" como alguns consideram. É preciso tomar cuidado para não confundir sintomas do estresse com alguma doença (distúrbios da tireóide, anemia, diabetes, hipoglicemia - queda da taxa de açúcar no sangue) que podem ter os mesmos sintomas. Consulte sempre um médico.

O estresse também provoca mudanças no padrão de comportamento:

- cansaço / insatisfação / irritação constante
- nervosismo
- paciência e tolerância zero / explode com facilidade
- sentimento de ser incapaz (baixa auto-estima)
- chora por qualquer motivo ou sem nenhum motivo
- constantes pensamentos negativos
- diminuição ou perda do interesse sexual/libido
- abuso de álcool e fumo
- dificuldade para dormir / insônia
- não consegue ter autocontrole
- perda ou aumento de apetite
- coordenação motora fica comprometida, podendo gerar acidentes freqüentes
- raciocínio pode ficar acelerado ou lento, em geral sente-se confuso
- não consegue decidir
- perda da memória (começa a esquecer datas, números de telefones, compromissos)
- incapacidade de relaxar
- não consegue desligar-se do assunto que o preocupa

Ocorrem mudanças no corpo:

- tensão muscular, dores no corpo, nas costas
- sensação de peso nas pernas e nos braços
- dor de cabeça constante
- bruxismo (dentes cerrados ou ranger dos dentes)
- tremor na voz
- suor excessivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário