sexta-feira, outubro 15

Você já lavou as mãos hoje ?


Quando este e-mail sobre o Dia Mundial de Lavar as mãos chegou lá no serviço teve gente que disse "por favor, era só o que faltava"... mas teve também quem comentasse que, com esse dia, pelo menos ia ter gente que lavaria as mãos uma vez no ano em homenagem a data. Aí Jock Dean (meu repórter querido do coração) concordou e disse que era comum, no banheiro masculino, ver gente sair sem lavar as mãos. Verdade, isso é muito comum. O povo está sempre apressado demais e acha que isso não é importante. Daí vem as micoses na pele e outras coisas piores... então, acho que lembrar de lavar as mãos é importante nunca é demais e se para isso for necessário comemorar um dia mundial... que seja, vamos em frente. Tudo pela saúde, bem estar e higiene !... 
Feliz Dia Mundial de Lavar as Mãos... e que venham outros!!!!



Dia Mundial de Lavar as Mãos chega ao Brasil para conscientizar população

Pela primeira vez no país, celebração visa chamar a atenção para os bons hábitos de higiene e a conscientização sobre os benefícios da lavagem das mãos com água e sabonete

Comemorado em mais de 85 países, o Dia Mundial de Lavar as Mãos acontece pela primeira vez no Brasil, no dia 15 de outubro. A data tem como objetivo sensibilizar e mobilizar as pessoas para a lavagem das mãos com água e sabonete, a fim de erradicar doenças causadas pela falta de higiene.

O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar a lavagem das mãos em comportamento automático que deve ser realizado nas escolas, comunidades e nas casas de todo o mundo. A grande mudança no comportamento de higienização das mãos é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de reduzir as mortes entre crianças menores de cinco anos em dois terços até 2015.

Lavar as mãos com água e sabonete é a forma mais eficaz e barata de prevenir doenças como a diarreia e infecções respiratórias agudas, que levam a vida de milhões de crianças nos países em desenvolvimento a cada ano. No entanto, apesar do seu potencial salva-vidas, o ato de lavar as mãos adequadamente não é praticado com frequência e é difícil de promover.

Iniciado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é endossado por uma grande variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa espalhadas por todo o mundo.

A importância de lavar as mãos

Segundo a Unicef, 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem todos os anos de doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas. No Brasil, 14% das crianças nesta faixa etária morrem pelas mesmas circunstâncias. Boa parte dessas mortes poderia ser evitada com dois ingredientes simples: água e sabonete.

Lavar as mãos de forma adequada, principalmente após utilizar o banheiro e antes de preparar os alimentos, ajuda a reduzir em mais de 42% os casos de doenças diarreicas e, em quase 25% os casos de infecções respiratórias. Além disso, a lavagem das mãos com água e sabonete é uma das principais recomendações feitas atualmente para impedir a propagação do vírus da gripe H1N1.


Pesquisa revela: 69% das crianças carregam coliformes fecais nas mãos

No Brasil, duas pesquisas mostraram que apesar da maioria das mães (84%) dizerem lavar as mãos com sabonete após ir ao banheiro, 69% das crianças apresentaram coliformes fecais em suas mãos. Esse percentual é maior em crianças de classes sociais mais baixas – coliformes fecais foram encontrados nas mãos de 77% das crianças da classe D; 71%, da classe C e 53%, da classe AB.

A pesquisa, também realizada na Argentina, mostrou que crianças de classes sociais mais baixas apresentaram maior percentual de bactérias. Das 200 crianças que realizaram o teste, 88% tinham coliformes fecais nas mãos.

Uma marca de sabonetes saiu às ruas para checar, por meio da análise do suor das mãos de crianças entre 4 e 12 anos, a presença de bactérias que podem causar doenças e sintomas como diarreia e vômitos. O resultado surpreendeu: 69% das crianças brasileiras tinham coliformes fecais nas mãos.

O teste foi realizado em junho, na cidade de São Paulo e em Recife, com uma amostra de 298 crianças entre 4 e 12 anos, sendo 150 crianças do sudeste e 148 do nordeste, abordadas sempre com a presença e autorização das mães em saídas de escolas, áreas residenciais e comerciais como shopping center e restaurante, metrô e pontos de ônibus e parques.


Vamos lavar as mãos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário