domingo, agosto 29

Você tem TDC ?

Estamos numa época em que estar esteticamente bonito é tudo...tudo mesmo. Tanto que muitas pessoas gastam 'tubos' fazendo plásticas, colocando botox e fazendo outros tipos de intervenções ou tratamentos, para pode se enquadrar. A situação fica mais feia quando, no desespero de se fazer bonita a pessoa começa a enxergar defeitos imperceptíveis em seu corpo e rosto... Ela não consegue  se ver como realmente é...mas como imagina ... tipo os anoréxicos que se vêem obesos quando na verdade estão caquéticos... 
Quem tem Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é assim... eles vêem nariz grande onde está pequeno e culote no quadril estreito... vêem celulite em perna sem um pingo de gordura e pé de galinha em pele esticadinha... por aí vai...o pior é que... como vêem... eles querem se livrar daquilo e para isso vão se submetendo a intervenções, tratamentos e etc... 
Acho que Michael Jackson sofria de TDC e por isso fez  aquela aberração de nariz, entre outras coisas...

ta aí um belo exemplo de TDC
Dismorfofobia ou Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)
A estética levada ao limite

Quando o vício em estética é levado a casos extremos pode cair-se num quadro de dismorfofobia, um transtorno psicológico que os especialistas definem como um sentimento crónico de não aceitação da imagem corporal.

Apesar de se tratar de uma patologia relativamente nova, os seus sintomas estão perfeitamente definidos.Estes são alguns dos sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de dismorfofobia:
* Preocupação excessiva com o corpo todo ou com uma parte dele, um defeito imaginado que lhe provoca um enorme sofrimento e interfere na sua vida.

*Acreditar piamente que os outros o acham feio e que vão reparar no defeito corporal, mesmo que a sua aparência demonstre o contrário.

*Procurar cirurgia estética para corrigir a aparência, apesar de os médicos dizerem que não é preciso ou que o defeito é muito pequeno.

*Tentar esconder e disfarçar as partes do corpo indesejadas e usar adjetivos exagerados para descrever algumas delas (nariz enorme, veias grotescas, pernas horríveis).


Na maior parte dos casos, essa insatisfação ocorre mesmo na ausência de qualquer desarmonia física significativa. Grande parte dos pacientes portadores dessa síndrome recorrem à tratamentos dermatológicos ou cirurgias plásticas. Na maioria das vezes existe uma insatisfação com os resultados obtidos o que leva o paciente a se expor a novos tratamentos e riscos desnecessários. Estima-se que entre os pacientes que procuram a cirurgia plástica, aproximadamente 9% são portadores de TDC. A face é a parte mais focalizada pelos portadores de TDC, e nela, o nariz e os cabelos constituem o foco principal de suas preocupações ,O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo (por exemplo: nariz torto, olhos desalinhados, imperfeições na pele etc).

Segundo a psicóloga Walney Arenque, essa percepção distorcida pode ser totalmente falsa (imaginária) ou estar baseada em alterações sutis da aparência, resultando numa reação exagerada a respeito, com importantes prejuízos no funcionamento pessoal, familiar, social e profissional. Acomete mais freqüentemente o sexo feminino e inicia-se em geral na adolescência.


Fonte: http://mulher.sapo.pt //http://www.guiademulher.com.br

Um comentário:

  1. Oi queridona, que loucura isso heim ?? nem se eu tivesse esse tal de TDC ... nem dinheiro eu tenho para fazer essas coucuras ...kkkkkkk seria obrigada a largar mão da tal frescura kkkkkk,
    Quanto aos gatos do início do blog, eu li que eles se esfregam na gente para passar o seu cheiro e dizer: Agora você é minha mulher kkkkk
    Eu adoro gatos e sou muito mais feliz agora que tenho um, fiquei mais calma e penso um pouco mais para agir, assim eles são, comedidos, companheiros, umas gracinhas.
    Beijokas mil
    meumundocordeabobora

    ResponderExcluir