quarta-feira, julho 28

Você sabe o que é escarificação?

Eu já mostrei AQUI algumas tatuagens interessantes, embora eu não tenha vontade de fazer uma em mim. Fico me imaginando bem velhinha tatuada e não gosto do que imagino, então resolvi não fazer... mas isso não quer dizer que eu nunca faça... entendeu? Sim, mas o assunto hoje é outro, não tão completamente diferente. Trata-se também de desenhos na pele... na verdade cortes, trata-se de escarificação. Pesquisei um pouco a respeito e olhem o que encontrei...

Escarificação é uma técnica de modificação do corpo que consiste em produzir cicatrizes no corpo através de instrumentos cortantes. Diversas culturas utilizam está técnica. Na África em algumas culturas as mulheres utilizam a escarificação como forma de beleza.
detalhe da escarificação ao redor dos olhos ...
Até aí tudo bem... mas ocorre que a escarificação se modernizou...e várias tribos, do mundo todo resolveram  usá-la para digamos, 'mudar'... hoje este método de corte da pele é usado também como body art. E cada dia que passa ganha mais adpetos. Mas vamos entender um pouco do que se trata...

O processo de escarificação envolve cortar uma imagem na pele e propositalmente irritar a ferida para encorajar o crescimento de tecido de granulação durante a cicatrização.
Os tipos de escarificação são o branding - feito por meio de queimaduras - e o scar - feito cortando-se a pele e em alguns casos removendo áreas maiores de epiderme. Muitas pessoas usam a modificação corporal como ritual de passagem em suas vidas.
A escarificação, assim como a tatuagem, acompanha a humanidade desde tempos remotos.
Os primeiros instrumentos usados para fazer tatuagens raramente deixavam a pele livre de cicatrizes. 
Tribos de pele mais escura optavam pela escarificação tanto pelo fato da  tinta não aparecer tanto na pele morena, quanto pelo apelo estético do relevo quanto pela identificação com o couro dos animais.
O aspecto tridimensional da escarificação insere o senso de alto e baixo relevo nas artes corporais, e muitas vezes é usada juntamente com a tatuagem para se criar composições artísticas corporais. A escarificação, assim como todas as expressões artísticas tem sua estética regida por suas limitações técnicas. Por isso é comum serem usados designs mais simplicados e geométricos ao invés de desenhos mais intrincados.
O resultado da escarificação é criado após o procedimento. O montante de tecido queloidal varia de acordo com a pessoa e o tipo de tratamento.  A quelóide é em parte relacionada à quantidade de melanócitos na pele. Pessoas de pele mais clara devem irritar a ferida artificialmente para criar mais tecido de granulação, enquanto pessoas de pele mais morena podem simplesmente deixar a pele cicatrizar sozinha. 
Eis uma escarificação que acabou de ser feita...
... e aqui uma escarificação que já sarou...


Eu poderia colocar aqui milhares de imagens de escarificações, mas só posso dizer que são "assombrosas" e claro, não indico a ninguém que faça. Cada um é dono de seu caminho e para isso temos o livre arbítrio, mas não consigo concordar com aqueles que querem ser tão diferentes que precisam se mutilar por isso. Não recrimino quem busca este tipo de 'mudança', por que tento (lá dentro da minha alma) não ser preconceituosa, mas também não posso parabenizá-lo por isso... acho que um pircing no umbigo tá de bom tamanho para quem quer escandalizar... (soou velhinho, né... cof,cof)... 
Mas e você? escarificaria sua pele para ser diferente???
COMENTE !!!

Depois trarei outros tipos de body art que te deixarão bem pensativo a respeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário