quinta-feira, julho 29

BRANCO para ajudar o meio ambiente...

Lendo a revista Superinteressante agira a pouco me deparei com uma página de propaganda que me chamou a atenção. Era o ex-jogador Ray... ele estava com uma das mãos para frente (como se mandasse parar) e a mão estava pintada de branco... o texto era pequenininho, ao lado e dizia assim:

 - Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco. 
Lajes, coberturas e telhados brancos aumentam a reflexão solar, deixando sua rua, sua cidade e seu planeta mais resfriados. Cada 100 metros quadrados de telhado pintado de branco correspondem a tirar 10 carros da rua. Isso mesmo. Participe. É fácil, possível e comprovado por cientistas ganhadores do Prêmio Nobel. One Degree Less é um movimento mundial. -  

O texto remetia, no final ao site www.onedegreeless.org. e claaaaaaro que eu corri para acessar o site e ver do que se tratava e ... lá vai...



o Green Building Council  Brasil:

O GBC Brasil é uma organização não governamental criada no Brasil com a missão de desenvolver a indústria da construção sustentável e disseminar esta cultura no País, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos. Mais informações no sitewww.gbcbrasil.org.br.


Objetivos

As mudanças climáticas demonstram que nosso planeta pede socorro. Tragédias ocorridas por conta de enchentes já causaram estragos no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Bahia com mortes e milhares de pessoas desabrigadas.  As notícias acontecem quase que diariamente e com dimensões cada vez maiores. É hora de fazer alguma coisa para tentar mudar esse cenário. Temos que pensar em soluções simples, fáceis e que tenham resultado imediato. 
  
A adoção dos telhados “cool roof” – tanto em galpões e fábricas quanto em residências - contemplada na campanha One Degree Less, criada pelo GBC Brasil, é uma dessas iniciativas. Não requer muita especialização, é de fácil aplicação e baixa manutenção. A iniciativa é uma das mais eficientes a serem adotadas no momento, pois seu resultado é instantâneo e seus benefícios podem ser percebidos por uma grande parte de pessoas. 
  
A adoção dos telhados ou coberturas brancas é apoiada, inclusive, por Steven Chu, secretário de Energia dos Estados Unidos e prêmio Nobel de Física, que tem falado sobre o assunto em suas aparições públicas, incentivando que todos os países adotem os “cool roofs” e dêem sua contribuição para dar fim ao aquecimento global. A compensação gerada pelo esfriamento das superfícies urbanas possibilitaria um atraso importante nos efeitos das alterações climáticas, período em que poderiam ser pensadas e desenvolvidas outras medidas para combater o aquecimento global. 
  
No mundo todo, a grande maioria dos tetos e coberturas são escuros e refletem no máximo 20% da luz solar. Dados do laboratório americano Lawrence Berkeley, apoiador da campanha, mostram que pintar estes telhados com material branco ou claro diminui sensivelmente os efeitos da incidência solar. Estima-se que para cada 100 m2 de telhado pintado com cores claras são compensadas dez toneladas de emissão de gás carbônico. Como efeito de comparação, uma típica casa norte-americana emite aproximadamente, por ano, o mesmo volume de gás carbônico. E as emissões da substância vêm sendo negociadas na Europa por um valor médio de US$ 25 por tonelada, o que geraria, em crédito, o valor de US$ 250 por residência. 
  
Os pesquisadores do LBNL estimam que a pintura com cores brancas, tanto em pavimentos quanto em telhados, nas regiões temperada e tropical, podem gerar uma compensação equivalente de 44 bilhões de toneladas de CO2 emitido. Mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas e prevê-se que em 2040 este percentual atinja 70%. Tetos e pavimentos representam cerca de 60% das superfícies urbanas (tetos equivalem a 20%/25% e pavimentos, 40%). 
  
Outra comparação que pode ser feita é em relação à emissão média de um carro por ano, da ordem de quatro toneladas de CO2. Permanentemente aumentando a reflexão solar de telhados e pavimentos em todos os países, é possível gerar uma compensação equivalente à emissão de CO2 de 11 bilhões de carros por ano. O que equivaleria a tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos. 
  
Se os telhados no mundo inteiro tivessem suas cores escuras substituídas por cor branca, poderíamos conseguir uma compensação da ordem de 24 bilhões de toneladas de CO2. Colocando esta ação em prática, após cerca de 20 anos, teríamos o equivalente a emissão de CO2 de menos da metade dos carros que rodariam neste período. 


... e por aí vai...

 Achei uma campanha muito legal e é uma pena a gente não ter dinheiro para fazer isso, acho mais pena ainda que, sendo uma coisa tão boa para o meio ambiente, como dizem, que o governo não destine verba para isso, que as telhas não passem a ser vendidas logo branquinhas e pronto. É incrível como as coisas que realmente podem dar certo e melhorar a vida, são tão pouco difundidas e tão deixadas de lado pelo poder público mundial...
Eu quero pintar meu telhado de branco e agora??? Quem vai pagar a conta??



Um comentário:

  1. Interessante, mesmo!
    Infelizmente a fabricante mais conceituada de telhas do país e que as produz também na COR BRANCA, ainda não conseguiu atingir o grau de resistência à pressões . Em resumo:
    -Elas se quebram com uma facilidade incrível.

    Portanto, só nos resta pintar os telhados, que não vão resistir ao efeito dos raios solares.

    Abraços!
    Malú

    ResponderExcluir