sexta-feira, julho 9

Somos programados para querer mais...

Recebi a dica e estou repassando...


Livro reúne experiências neurocientíficas e estudos evolutivos para explicar por que o cérebro humano é programado para querer sempre mais.

“Nunca temos o suficiente”. Esse pensamento permitiu que o ser humano sobrevivesse aos tempos de escassez e crise que muitas vezes assolaram o planeta. A busca desenfreada pela satisfação nos levou a produzir mais comida, mais objetos e até mais informação do que somos capazes de consumir. Mas nosso cérebro permanece programado para acreditar que não temos o bastante. Chega de desperdício! explica como é possível comer, trabalhar e consumir apenas o suficiente, e assim, salvar a humanidade do colapso. O jornalista John Naish mostra o que fazer para fugir das armadilhas do cérebro e da mídia e assim descobrir quanto é o suficiente para cada pessoa.Chega de desperdício! Por que viver com menos pode ser melhor para você acaba de sair da gráfica da Editora BestSeller (www.record.com.br)
 e chega às livrarias na semana que vem.

Chega de desperdício
Por que viver com menos pode ser melhor para você
(ENOUGH!)
John Naish

Tradução de Elena Gaidano
336 páginas / 14 x 21cm
R$ 34,90
Grupo Editorial Record / Editora BestSeller


As características que permitiram que os seres humanos sobrevivessem durante a era pré-histórica hoje se tornaram nossas maiores inimigas. Nosso cérebro, que se desenvolveu para querer sempre mais, é a presa perfeita para gerar lucro e é facilmente atraído pelos chamados das empresas. O resultado é o consumismo desenfreado que torna as pessoas infelizes e ansiosas, além de trazer sérias consequências ao planeta.
Em Chega de desperdício, o jornalista John Naish reúne experiências neurocientíficas e estudos evolutivos para explicar por que o cérebro humano é programado para querer sempre mais, e descreve como o capitalismo se aproveita disso para fazer com que se consuma desenfreadamente.
No período neolítico, por exemplo, quem armazenasse mais objetos tinha maior probabilidade de sobrevivência. Ou seja, somos todos descendentes de ávidos colecionadores de quinquilharias. Isso explica por que não conseguimos deixar de olhar para uma loja em liquidação. Além disso, a comida era escassa, e apenas aqueles que aproveitavam todas as oportunidades de se alimentar sobreviviam. É por isso que, atualmente, há tantos obesos, cujos cérebros ainda acreditam que não se pode desperdiçar uma boa refeição. Principalmente quando o restaurante se oferece para incrementar o lanchinho por alguns centavos a mais.
As empresas insuflam nossos desejos. E precisam aumentar a produção para dar conta da demanda criada, contribuindo para o esgotamento dos recursos naturais do planeta.
Chega de desperdício! explica como é possível comer, trabalhar e consumir apenas o suficiente, e assim, salvar a humanidade do colapso. Ojornalista John Naish mostra o que fazer para fugir das armadilhas do cérebro e da mídia e descobrir quanto é o suficiente para cada pessoa.


John Naish é um dos poucos jornalistas não viciados em trabalho. Especializado em saúde e comportamento, ele atua como freelancer, escrevendo principalmente para o jornal londrino The Times. Atualmente, mora com a esposa na cidade inglesa de Brighton, e não tem telefone celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário