quarta-feira, julho 7

Certeza da Impunidade

Estou no serviço e a  discussão está formada. Paula se indiguina e reclama que as pessoas ganham dinheiro, mas continuam burras, que se o gloeiro Bruno fosse esperto, pagaria a pensão do filho que teve com Eliza Samudio e pronto... tudo acabaria bem...
Silvia, por sua vez, disse que tudo aconteceu pela certeza da impunidade. Ele tem dinheiro e por isso acha que pode tudo e nada acontece contra ele... concordo.
Eu acho que assim como dinheiro não traz felicidade, também não traz inteligência.
Mas o que me deixa mais revoltada com toda essa história que envolve o goleiro Bruno, é a forma usada para se "livrar do problema" que lhe afligia. Acho mesmo que ele se valeu da posição, do dinheiro, achou que nada lhe aconteceria, já que quando a moça estava grávida e ele tentou forçar-lhe o aborto, nada foi feito pela polícia, embora existisse queixa. 
O que passa na cabeça de pessoas assim?
Será que em algum momento as pessoas que deram sumiço em Eliza Samudio acharam que ninguém sentiria falta dela?
Acharam que uma mulher some, deixa seu filho de 4 meses com desconhecidos e ninguém acha estranho?
Quer dizer que é assim?
Uma pessoa me importuna e eu mando matá-la, desossá-la e sumir com o resto... a pessoa vira pó e eu vivo normalmente. Durmo tranquilamente toda as noites e acabou. Acho que não. Acho que os valores estão trocados e que já está na hora de acabar este mundo, estragado demais por pessoas que não valorizam sua vida e a do próximo e começar outro rápido... estou com nojo disso tudo!

Impunidade é um conceito que pode ter um sentido objetivo (técnico) ou um sentido subjetivo (ligado a impressões individuais).
Do ponto de vista técnico, a impunidade consiste no não-cumprimento de uma pena por alguém formalmente condenado em virtude de um delito. Impunidade, nesse sentido, pressupõe, pelo menos, três premissas:
• a certeza do delito: se uma pessoa "parece" culpada e está em liberdade, não se pode dizer que, tecnicamente, ela esteja impune;
• o julgamento competente: somente uma Corte habilitada, obedecendo aos procedimentos previstos nos códigos de processo, pode determinar a punição;
• o desfecho do julgamento: se a impunidade decorre da não-aplicação de uma pena, ela só vai existir quando o processo estiver concluído.
Do ponto de vista subjetivo, a impunidade consiste na sensação compartilhada entre os membros de uma sociedade no sentido de que a punição de infratores é rara e/ou insuficiente. Disso deriva uma cultura marcada pela ausência de punição ou pela displicência na aplicação de penas. Nessa “definição”, podem ser incluídos casos que não se enquadram no aspecto técnico acima descrito:
• Lentidão excessiva no julgamento, que oferece ao suspeito mais liberdade do que "mereceria";
• Penas mais brandas do que as esperadas pela sociedade ou parte dela.
Outra compreensão subjetiva de impunidade diz respeito a situações em que o próprio sistema judiciário absolve alguém que seja "sabidamente" culpado. Mais uma vez, trata-se de uma percepção pessoal, uma vez que não existiriam formas externas à Justiça para determinar a responsabilidade de alguém suspeito de um delito. A opinião pública, eventualmente estimulada por certas informações ou avaliações difundidas pelos meios de comunicação, pode acabar fazendo um pré-julgamento em que considera culpado um indivíduo que a Justiça absolveu, ou seja, de acordo com o que se fala no texto, impunidade no modo subjetivo não passa apenas de uma visão povo, onde qualquer pena ou atitude tomada pelos que comandam a decisão da sentença a ser tomada, ou que estão envolvidos no caso de maneira a acusar o réu são inversa da vontade do povo, pode-se dizer que será declarada a impunidade de tal situação.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Impunidade




2 comentários:

  1. Ótimo texto!
    quando você escreve:
    "Acho que os valores estão trocados e que já está na hora de acabar este mundo, estragado demais por pessoas que não valorizam sua vida e a do próximo e começar outro rápido... estou com nojo disso tudo!"
    é a síntese do que esse tempo de violência trouxe para nossas vidas.

    Esse crime hediondo não pode ficar impune,
    temos que gritar muito alto.
    Lí um outro comentário que talvez haja mais agravantes escondidos, nesta história que nenhum filme de terror de Hollywood conseguiu imaginar.

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos revoltar sim... é pura troca de valores, o que ensinamos a nossos filhos e netos vai por "agua abaixo" ... então que valor tem a vida pra estes "sujeitos" .... quem fez, quem pensou e quem menosprezou e ha quem vai defende-los ainda!!!!

    ResponderExcluir