segunda-feira, maio 24

Você um (a) onicófago (a) ??

A onicofagia é o singular de hábito de roer unhas, é um dos hábitos mais comuns em que vemos em, crianças, jovens e adultos.
O hábito e a necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas, está ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais.
A incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária.
A causa do hábito ainda não se sabe. Porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aqueles que não têm a onicofagia, nenhuma diferença significativa em relacionar a onicofagia à ansiedade. Outros citam a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação.


As conseqüências
O hábito de roer unhas pode provocar sérios problemas. Roer as unhas produz ferimentos que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele.
Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino. Um outro fator é, as mãos podem estar sujas e a pessoa acaba ingerindo germes.



Causas· Uma perturbação persistente do ambiente familiar, tenções entre as crianças e os pais, podem levá-la a roer as unhas ou a chuchar no dedo;
· As crianças muito expansivas que são muito controladas pelos pais muitas vezes roem as unhas;
· As crianças solicitadas ou regradas compensam a impossibilidade de exteriorizar os próprios sentimentos roendo as unhas;
· Este comportamento também pode ser devido a uma cólera reprimida, dirigida não contra os outros mas sim contra si mesmo;
· O facto de roer as unhas até sangrarem pode ser considerada uma forma se masoquismo;
· Está ligado a uma forma de insegurança em relação aos outros;
· Nervosismo e tensão também são causas para este comportamento.

Tratamento
No caso de um adulto é necessário recorrer a um especialista e conforme a sua personalidade, pode recorrer a diversas formas de psicoterapia.
Nas crianças é muito difícil induzi-las a abandonar este hábito com técnicas radicais ou velhos métodos familiares. Ligar-lhe as mãos, aplicar-lhe verniz com sabor nauseabundo ou castigá-las, de nada resolve pois se ás vezes estes sistemas resultam é porque a pessoa invés de abandonar este habito substituiem-no por outro como por exemplo o tabaco, manipulação de cabelos ou da barba, visto a causa primária não ter sido resolvida.
A terapia não deve se limitar aos sintomas mas deve ter acima de tudo em conta a situação global e a personalidade do individuo, por isso uma psicoterapia individual ou familiar é o melhor tratamento.
Muitos pais sentem receio de submeter os seus filhos a este tratamento, o que é errado pois muitos terapeutas são especializados em psicologia infantil, utilizando métodos (desenhos, jogos, etc.) adaptados á idade da criança, incentivando-a a exprimir o próprio mal-estar e a libertar-se da ansiedade.
A psicomotricidade é muitas vezes uma óptima solução pois através dos jogos exercícios físicos e rítmicos, ajudam a criança a construir de maneira harmoniosa a própria personalidade e a sentir-se bem com ela própria.

Veja alguns exemplos que ajudará a controlar a onicofagia:
- Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores.
- Mordedor de borrachas (Principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, ect.)
Chicletes sem açúcar
- Ocupar as mãos do indivíduo com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).


PS: Eu conheço uma pessoinha que é onicófaga... mas está doidinha para se livrar do "vício". Sua última idéia é a de usar unhas de porcelana... tomara que dê certo . Se alguém tem alguma idéia melhor e que já deu certo, pode deixar um comentário e quem sabe, ajudar  uma pessoa que quer deixar a onicofagia de lado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário