O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho
O Dia do Trabalho no Brasil
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi46JCgxOlRIcY8iqByvlGOYdt1z7Hq7O2LZdPufdXTC3bnsop62x19EDY58t-Gbv35NmZdNN0Ec-Cylwbf2r39JR_VbMsEGraanbHhobj_0eCvAvbOfW3g_bjjngxbpdW-LMoeoLD_iw/s1600/dia_do_trabalho+1.gif)
Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como chefe revolucionário e ditador por 15 anos e como presidente eleito por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglRQ84vyw5abyohyphenhyphenN-IBF8_cMnkwB0txCrMv9yuCn4OnUTWfBtym8sV-5rJT6FqMD6xlicuVl7rDn2crnUvnoZ0vQ-aM4zni2gMftZTARMz95TA2n3KfHQz5DkV99b8pUn17hDoeAqxA/s320/dia_do_trabalho%202.jpg)
A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.
Tem um selinho para você lá no meu mundo abóbora .... você merece.
ResponderExcluirBeijokas
http://meumundocordeabobora.blogspot.com