segunda-feira, abril 26

Estresse


Não sei os outros, mas eu às vezes tenho de contar até mil e respirar  fundo umas 5 mil vezes para depois seguir em frente sem falar ou fazer uma besteira. Sou estressada. Não estou, eu sou... acho que nasci assim e nunca me dei conta. O que para uns é uma coisa simples de resolver, para mim muitas vezes parece um labirinto. Não que eu não saiba resolver, mas meu perfeccionismo, aliado ao meu estresse, me fazem sempre buscar os caminhos mais longos (porém corretos) para resolver as coisas. 
Nos últimos dias as coisas não tem sido fáceis. Mamãe foi internada, perdeu um dedo (Halux) e está em recuperação aqui em casa, para que tudo dê certo. Eu estou cuidando dela.
Vou fazer uma confissão aqui que não fiz para mais ninguém...amo muuuito minha mãe, mas estou estressada por que tenho medo de fazer algo errado e ela não ficar boa. O estado dela é muito melindroso, é diabética, estava sem circulação sanguínea na perna direita e por isso perdeu o dedo. Para não perder a perna inteira o cirurgião vascular fez uma angioplastia na perna e colocou dois stants, que fizeram o sangue circular. Mas os stants não abriram todo e podem fechar. O médico espera que isso não aconteça antes do ferimento da amputação do dedo sarar, por que senão... lá vamos nós nos desesperar novamente. 
Por hora tudo está dando certo. Dou os medicamentos, ela não põe o pé machucado no chão e só anda de cadeira de rodas. Em dias alternados levo-a para fazer os curativos no hospital. O ferimento está sarando bem... mas como diabética, mãezinha não pode ter nenhuma emoção, por que seu açúcar sobe logo... logo, ela tem de ficar bem zen e eu tenho me esforçado muito para que ela fique, embora eu não esteja nem um tiquinho...
Esse é o meu drama atual e meu estresse pessoal... vamos rezar meu povo...
Tenho motivo para estar estressada?



Estresse ou stresse pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.
O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Os estressores, dependendo do grau de sua nocividade e do tempo necessário para o processo de adaptação, dividem-se em:
1. acontecimentos biográficos críticos: são acontecimentos (a) localizáveis no tempo e no espaço, (b) que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e (c) provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esse acontecimentos podem ser positivos e negativos eter diferentes graus de normatividade, ou seja, de exigência social. Exemplos são casamento, nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc.
2. estressores traumáticos: são um tipo especial de acontecimentos biográficos críticos que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo.
3. estressores quotidianos : são acontecimentos desgastantes do dia-a-dia, que interferem no bem-estar do indivídou e que esse experiencia como ameaçadores, magoantes, frustrantes ou como perdas. Exemplos são problemas com o peso ou com a aparência, problemas de saúde de parentes próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários (cuidados com a casa, aumento de preços, preocupações financeiras, etc.)
4. estressores crônicos : são (a) situações ou condições que se extendem por um período relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas de estresse (exemplos: excesso de trabalho, desemprego, etc.) e (b) situações pontuais (ou seja com começo e fim definidos) que trazem consigo consequências duradouras (Exemplo: estresse causado por problemas decorrentes do divórcio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário