quinta-feira, abril 9

Pintar para desestressar!

O estresse é um dos males do século. Difícil encontrar uma pessoa que não esteja pelo menos um pouco estressado... são as dificuldades do dia a dia que nos deixam com as sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, que caracterizam o estresse e podem ser motivado por diversos motivos distintos. Além disso, muitas vezes, a causa para o estresse é desconhecida.

Eu também sofro com o estresse (e como...kkkk).
Para tentar reduzir os sintomas, procuro limpar minha mente dos problemas, o que (claro) não é nada fácil... Tentei de muitas maneiras, mas a que me traz mais prazer hoje (fora outra que não convém citar aqui, por motivos óbvios) é pintar. 
Não, eu não pinto quadros. Eu pinto desenhos em papel, com lápis de cor simples...
E é tãããããão bom!!!
Eu comecei pintando mandalas. Sim. Foi minha amiga Silvia Moscoso quem me deu meu primeiro livro de bolso e mandalas, acho que há uns dois anos, e desde então ele se tornou meu livro de cabeceira (ele, um copo com lápis de cor e um apontador de lápis). 


Sempre que a coisa pega, eu paro tudo e vou pintar mandalas. 
Parece meio doido, né! Mas para mim dá certo. Pelo menos durante esse tempo, a coisa flui...
A gente pinta o que sente, instintivamente coloca no papel as cores dos sentimentos e aos poucos, elas vão ficando mais bonitas...
Hoje, costumo pintar antes de dormir. 
Nem sempre as cores ficam bacanas. Tenho mandalas horríveis (pelo menos eu acho), mas tenho outras que acho dignas de quadros na sala (um dia as colocarei lá)
Aprendi nesses livros de mandalas que não se deve começar a pintar uma sem antes acabar a outra. Costumo pintar pelo menos uma por dia, mas já fiz até três seguidas por simplesmente não conseguir parar. 

Nos últimos tempos, tenho visto muita gente pintando, já sugiram outros livros específicos e um deles é o Jardim Secreto.
Comprei pela net, já que nas livrarias da minha província não tem e depois de quase um mês chegou. Coisa linda de Deus. tenho certeza que gostarei muito de pintá-lo.
Mas não agora!

Ainda estou praticamente no meio do livro Mandalas Art Noveau, com umas peças lindas. É que além dos livros de bolso, há os maiores, que além de ajudar a desestressar nos dão uma aula sobre os vários estilos arquitetônicos. São vários para atender o gosto do freguês (eu escolhi art noveau).  






O Jardim Secreto é mais simples, porque a gente sabe mais o menos as cores que deve usar, ao contrário das mandalas, quando se usa pura intuição...











Acho que vou gostar de pintar aquelas folhas, jarros, animais e flores diversas... completar o jardim com minhas ideias e seguir em frente até chegar na Floresta Encantada, outro livro de pinturas, que ainda não adquiri!

O grande lance é relaxar pintando...
Espero que mais pessoas o façam !!

E para quem não sabe se vai gostar e quer testar esse "método" contra o estresse, há alguns sites com mandalas (e outros desenhos) para colorir. Você pode pintar online (que eu não acho lá muto legal) ou escolher, imprimir e pintar depois...
Deixo aqui umas sugestões de mandalas online, mas há muito mais ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário