quarta-feira, agosto 29

EM



Amanhã, dia 30, é o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla
 O que você sabe sobre esta doença???



A esclerose múltipla atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo e, ao contrário do que muitos ainda acreditam, os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. A doença é neurológica, crônica e autoimune – ou seja, se manifesta quando o organismo confunde células saudáveis do sistema nervoso central com intrusas, e as “ataca” provocando lesões cerebrais. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

O diagnóstico é basicamente clínico, podendo ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária.

Hoje, no Brasil, já existem diversas opções de tratamento, por meio de cápsula oral diária ou injeções diárias, semanais e mensais.


Esclerose Múltipla não é problema mental nem senilidade. Quem tem EM não é ‘maluco’ nem ‘gagá’. Ter EM não significa ser ou algum dia se tornar deficiente. 

Um comentário:

  1. Parabens pelo texto , simples e direto , eu não sabia de muita coisa.
    bjs

    ResponderExcluir