quinta-feira, novembro 10

Prevenindo o câncer de pele






CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE MOBILIZA O PAÍS PARA A NECESSIDADE DA PREVENÇÃO SOLAR E ATENÇÃO AOS SINAIS PRECOCES
 No dia 26 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) oferece atendimento gratuito em São Luís


 Mantendo o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, tipo de câncer mais comum no Brasil, aSociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, no dia 26 de novembro, a 13ª edição de sua já tradicional Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP), com atendimento gratuito simultâneo em 23 estados e no Distrito Federal. A campanha será realizada das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.
 Em São Luís, as ações ocorrerão no Prédio de Medicina da UFMA, na Praça Gonçalves Dias. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Nos postos, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele.
 “Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental da campanha. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos: diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir”, explica o Dr. Marcus Maia, coordenador da CNPCP.

Números da campanha anterior
 Em 2010, a CNPCP atendeu a 32.310 pessoas, sendo que as mulheres foram a maioria, com mais de 20 mil atendimentos (62%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 168 postos de saúde do País. O Estado de São Paulo ficou à frente em número de assistências, com 9.681 consultas. Desse total, 1.043 pessoas (10,77%) apresentaram câncer da pele.
 Já a cidade de Manaus teve o maior índice de incidência da doença. Do total de pessoas examinadas, 63,3% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 11,12% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 300 indivíduos, o que corresponde a 0,9% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.
 Câncer da Pele
 O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando é diagnosticado precocemente, tem maior percentual de cura. São estimados pelo Inca 113.850 novos casos para 2011, sendo a maioria para mulheres (60.440).
 Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2011, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. A avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo.

Mais informações no site WWW.sbd.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário