segunda-feira, novembro 28

Decoração de Natal

E o Natal está realmente chegando... e com ele as decorações, lindas, brilhantes, cheias de alegria. Eu me encanto com as luzes do fim de ano... acho que deveria ser assim o ano todo... lindo, brilhante, piscante... 
Acho uma lindeza as decorações, as flores vermelhas, árvores, bolas, pisca-pisca, velas... o cheiro da época...Trago hoje algumas imagens de decorações natalinas que colhi na net  e algumas dicas para dar um toque especial na sua casa neste fim de ano...

 Mesa de Natal... dos pratos ao arranjo floral

A mesa é um dos elementos mais importantes para dar um toque especial à festa de Natal e final de ano. Para que sua mesa fique harmoniosa, não devemos esquecer de que todos os elementos estejam ordenados, simétricos e eqüidistantes. Na hora de decorar sua mesa procure lembrar dessas dicas:

Louças: A mesa de Natal não requer uma louça específica, procure usar a que você tem em casa, desde que ela combine com as cores que você irá usar em sua decoração. A louça branca e as de tons crús, sejam lisas ou com pequenos detalhes são a melhor opção. Não se esqueça dos talheres e dos cristais.

Toalha: Outro ponto muito importante é a toalha que irá cobrir a mesa. Os tecidos mais usados são o cetim, o linho e o algodão. Para dar um toque mais sofisticado utilize a organza ou tules. E as cores? Os dourados, prateados, vermelhos, verdes e branco são tradicionais, mais o tom púrpura e o bordô estão em alta também. Uma outra idéia é colocar uma toalha de cor forte, vermelha ou azul, e sobre ela uma tela de tule ou organza.

Mesa: A arrumação dos alimentos nas travessas também é importante para uma bela mesa. Coloque-os fazendo desenhos, montando pirâmides, círculos etc. Isto dará um bonito movimento.

Copos, pratos, talheres, guardanapos, tudo deve estar organizado de forma prática, contribuindo com a harmonia da mesa, mas também da festa.

Coloque velas de todo tipo: flutuantes, redondas, quadradas, douradas, enfeitadas. Ponha luz em sua mesa.

Enfeite com fitas e laços. Crie, use a imaginação. Faça de sua mesa uma grande obra de arte.

Arranjos de Centro:
Velas e frutos secos : Simples e charmoso. Basta colocar uma vela de preferência grossa, dourada ou prata (pode ser outra cor desde que não se destoe do conjunto) sobre um prato dourado ou prateado, ao redor coloca-se todos os tipos de frutos secos que tiver disponível e inclusive pinhas. Tome cuidado para que os frutos fiquem afastados da base.
Flores e velas douradas : Situar duas velas douradas no centro de uma coroa de flores ( pode ser artificial). A flor de Páscoa é uma boa opção, existem no mercado em tons dourado, prata, azul e vermelha.

Alguns conselhos: As combinações com ouro e prata são imprescindíveis. O arranjo não deve ficar muito no alto para que possa ver visto por todos. As flores secas estão em moda e oferecem colorido. Se faltarem as flores utilize frutos e pinhas secas. As fitas de Natal podem ser utilizadas para enfeitar e esconder pontos não estéticos. O ideal é ajustar em escala cromática o resto dos elementos. Uma flor e um pouco de imaginação podem ser suficientes. Não esquecer as velas. Um arranjo de centro representativo não tem porque ser redondo.

Transforme objetos normais em enfeites de Natal

Bandejas e travessas - Com uma bandeja ou uma travessa, você pode montar vários arranjos de mesa. No centro do utensílio, coloque várias velas de tamanhos e diâmetros diferentes, amarrando-as com uma fita. Em volta das velas, coloque folhagens verdes, prateadas ou douradas. Um enfeite como esses no centro da mesa é indispensável.

Taças - Pegue algumas taças de vários tamanhos e encha cada uma delas com algo diferente: frutas secas - damasco, uva passa, tâmara, ameixa, etc - cerejas frescas e castanhas - castanha-do-pará, nozes, amêndoas, castanha de caju, etc. Distribua as taças pela mesa e por vários lugares da casa. Elas são úteis, já que servem de suporte para os petiscos, e também produzem uma imagem bonita. Além das frutas e castanhas, você pode usar balas coloridas, confeitos de chocolates e balas gelatinosas.

Taças 2 - Preencha metade da taça com purpurina, que pode ser comprada em lojas de armarinho e fantasias, e coloque sobre ela bolas e folhagens. Você também pode encher a taça de pequenas bolas verdes e vermelhas. Enrole na base da taça fitas coloridas.

Fruteira - Sua fruteira pode ficar diferente se você ousar na decoração. Misture frutas frescas com bolas rústicas, ou, frutas secas com bolas prateadas e douradas. Esse arranjo produz um bonito contraste entre as cores fortes e foscas.

Guirlanda - Você não tem nenhum enfeite em sua porta? Pegue um galho maleável e vire-o, formando um círculo. Para prender, utilize um belo laço, que pode ser feito com duas cores de fita, para prender as pontas do galho. Você pode também pintar o galho com uma tinta spray dourada.

Guirlanda 2 - Sabe aquele tecido xadrez que você guardou para fazer uma saia, mas nunca usou porque saiu de moda? Ele será usado para fazer uma guirlanda inovadora. Pegue o tecido e retorça-o. Com a ajuda de um arame, forme um círculo com esse tecido. Coloque um enfeite na parte de cima, que pode ser uma estrela ou um papai-noel, e está pronta a sua guirlanda.

Papel-de-seda e fitas: Embale os panetones, que você irá servir de sobremesa, com um arranjo de papel-de-seda verde e vermelho. Com as fitas, faça um laço para enfeitar. Esse mesmo tipo de enfeite pode ser utilizado para embrulhar caixas vazias (que normalmente ocupam um grande espaço na casa). Elas podem ajudar a decorar a base da árvore de Natal e os cantos da casa. Essas caixas podem ser utilizadas também para fazer pequenas mesinhas, empilhando-as e colocando sobre elas alguma taça com petiscos.

Brinquedo das crianças - Até mesmo aqueles brinquedos nos quais você tropeça todos os dias e que estão espalhados por toda a casa podem ajudar na decoração do Natal. Você pode fazer uma bela árvore utilizando somente brinquedos em miniatura e brinquedos pequenos. Use fitas finas douradas ou prateadas, do tipo sutache, para pendurá-los nos galhos. Os bichinhos de pelúcia podem ser utilizados para decorar a base da sua nova árvore.

Enfeites de Natal antigos - Se você não quiser comprar novos enfeites de Natal, não se preocupe. Junte vários enfeites diferentes e faça alguns cachos com eles. Bolas, papais-noéis, fitas e anjinhos, tudo pode dar um novo ar à sua decoração, se dispostos de maneira diferente na árvore. Nunca se esqueça de dar vida a esses cachos com fitas vermelhas, douradas ou prateadas.

Vasos de vidro - Você tem enfeite sobrando em sua casa? Pois bem. Pegue uma parte deles e jogue tudo dentro de um vaso transparente. Coloque bolas de todos os tamanhos e cores, folhagens, anjinhos, papais-noéis, estrelas, correntes... Não tenha medo de pecar na hora de misturar os enfeites, pois você estará inovando a sua decoração de uma maneira muito fácil e econômica.

Flores - As rosas vermelhas têm tudo a ver com o Natal. Suas cores, verde e vermelho, são a "alma" da decoração natalina. Jogue as rosas com folhagens douradas em vasos transparentes. Outra dica para o uso de flor são as flores tropicais, facilmente encontradas em floriculturas. Elas são parentes das bromélias e têm como predominância as cores vermelha e verde.



Um comentário: