sábado, abril 2

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo



O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”. Uma criança com autismo prefere estar só, tem ausência no olhar e problemas de comunicação, repete continuamente certos comportamentos e possui um apego excessivo a objetos incomuns. Quem convive com o distúrbio já sabe: o autismo ainda é um enigma. Não há cura, os tratamentos são caros e as causas, desconhecidas.

Você sabe o que é autismo?

É uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

Revendo alguns conceitos

Isolamento: Essa é a característica central do autismo. A criança que prefere ficar sozinha em vez de com a mãe, que não gosta de ser colocada no colo e não olha para as pessoas com freqüência e duração normais, ou tenha atraso na fala até os dois anos possui características que indicam que ela pode ser portadora da doença. Caso os pais as observem em seus filhos, devem procurar um médico.

O termo autismo era usado inicialmente para caracterizar vivências ricas em pensamentos e emoções, das representações e sentimentos pessoais, com perda da relação com os dados e exigências do mundo circundante. O psiquiatra norte-americano Leo Kanner usou o termo autismo infantil depois de ter sido reconhecido como responsável por algo novo. Em 1943, ele descreveu, em sua publicação intitulada Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo, um grupo de onze casos clínicos de crianças. Elas apresentavam extremo isolamento - não tinham habilidades para se relacionarem com outras pessoas e situações -, falha no uso da linguagem para comunicação e desejo obsessivo ansioso para a manutenção da mesmice.

Às vezes o autismo é confundido com outras doenças que têm sintomas parecidos. Ele é mais confundido com o retardo mental e, em aproximadamente 75% dos casos, há superposição dos dois transtornos. O diagnóstico de paralisia cerebral é também comumente dado aos portadores de autismo.

Na Lei

Do ponto de vista legal, a pessoa com autismo é considerada um deficiente físico e, dessa maneira, está amparada pela legislação. É o que garante o advogado Bruno Moury Fernandes, do Grupo de Estudos do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Getid). “A Lei Federal 7.853/89 determina que cabe ao poder público assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à Previdência Social e ao amparo à infância”, reforça o advogado. 
As características do autismo devem surgir até os três anos de idade . Elas são:

* Relacionamento interpessoal comprometido;
* Atraso significativo ou ausência da linguagem verbal, mímica e gestual;
* Comportamentos repetitivos e estereotipados;
* Interesses restritos.

Outras características

Indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos METADE dessas características:
1 Dificuldade de relacionamento com outras crianças.
2 Riso inapropriado.
3 Pouco ou nenhum contato visual.
4 Aparente insensibilidade à dor.
5 Preferência pela solidão; modos arredios.
6 Rotação de objetos.
7 Inapropriada fixação em objetos.
8 Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade.
9 Ausência de resposta aos métodos normais de ensino.
10 Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina.
11 Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo).
12 Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta etc).
13 Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal).
14 Recusa colo ou afagos.
15 Age como se estivesse surdo.
16 Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras.
17 Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente.
18 Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos.
Fonte: Autism Society of American




http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/saude/noticia/2011/04/01/sabado-e-dia-de-se-informar-sobre-o-autismo-264280.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário