segunda-feira, fevereiro 14

Em busca do diagnóstico precoce

40% das mortes por Aids 
estão ligadas a diagnóstico tardio



Um estudo feito na USP (Universidade de São Paulo) mostra que 40% das mortes por Aids no Brasil estão associadas ao diagnóstico tardio, o que poderia explicar a pequena redução da taxa de mortalidade pela doença na década. Em 2001, foram registradas 6,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2009, o índice foi de 6,2 por 100 mil habitantes.

Alexandre Grangeiro, responsável pelo estudo, diz que "o fim do diagnóstico tardio poderia gerar uma redução na mortalidade equivalente àquela registrada com o início do uso de remédios antiaids". Com os antirretrovirais, a taxa de mortalidade pela doença foi reduzida em 43%.

Se o diagnóstico tardio fosse superado, essa queda poderia chegar a 62,5%, diz o pesquisador. 
– A identificação de pacientes poderia ter poupado a vida de 17 mil pessoas em quatro anos.

Outro dado apontado pelo trabalho explica o motivo: uma pessoa que inicia tardiamente o tratamento tem um risco 49 vezes maior de morrer do que outra que começa o acompanhamento no período adequado.

O diagnóstico tardio é um problema há tempos identificado pelas autoridades sanitárias. Mas, até o trabalho conduzido por Grangeiro, não havia dados que revelassem o impacto dessa demora nas estatísticas de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário