segunda-feira, janeiro 10

Por uma boa causa...

Está no blog MeninaIT... e eu não resistí e resolvi apoiar a causa... porque vale muito a pena!!!

O cantor americano Adam Levine, líder da banda Maroon 5, posou praticamente nu para a edição de fevereiro da revista Cosmopolitan inglesa. As imagens foram divulgadas pelo site Just Jared.
As fotos foram feitas como parte de uma campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata e de testículos. O objetivo da campanha é incentivar os homens a fazer os exames preventivos recomendados.
Na imagem o cantor de 31 anos aparece completamente nu, mas com mãos femininas cobrindo partes estratégicas.

Do que se trata a campanha: 

O Câncer de Próstata é uma doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata.
Próstata é uma glândula que somente os homens possuem, estando localizada abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen (líquido que contém os espermatozóides).
O Câncer de Próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando-se incurável.
O que causa esse tipo de câncer?
Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata.
Pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais e genéticos. Alguns hábitos alimentares e condições ambientais também são fatores de risco.
Quais os sintomas da doença?
A maior parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e sem apresentar sintomas. Com o decorrer do tempo podem surgir dificuldade para expelir a urina, jato urinário fraco ou aumento do número de micções. Estes sintomas são comuns nos casos de crescimento benigno, de modo que a presença deles não indica, necessariamente, a existência de câncer mas exige, no mínimo, uma avaliação médica.
Fatores de Risco
Os fatores de risco aumentam a chance da pessoa desenvolver a doença. São eles:
  • Idade acima dos 50 anos: 80% dos casos ocorrem em homens a partir desta idade.
  • Raça negra: A doença tem maior incidência na raça negra
  • Alimentação inadequada: Dieta rica em gorduras e pobre em vegetais e frutas baixam as defesas do corpo contra o câncer.
  • Vida sedentária: A falta de exercícios físicos regulares e o peso acima do normal, aumentam os riscos.
  • Hereditariedade: Se algum parente próximo tiver câncer duplica sua chance de desenvolver um.
Algumas substâncias como os licopenos, encontradas nos tomates e melancias e o mineral selênio, diminuem os riscos da doença. É importante se manter saudável através de uma dieta rica em alimentos naturais, como: vegetais, frutas e minerais que é a melhor forma de se prevenir e combater o câncer.


Que exames são feitos para detectar o câncer?
PSA - Deve ser realizado anualmente, a partir dos 45 anos, através de um exame de sangue, onde será medida a quantidade de antígeno prostático  (ingrediente do sêmen). Quando muito elevada, de acordo com a idade, pode indicar anormalidade no órgão, como também câncer de próstata.
Ultrassom transretal Detecta tumores pequenos ou localizados em áreas da próstata não alcançadas pelo toque retal.
Toque Retal Deve ser feito uma vez por ano pelo médico. É indolor e rápido, podendo indicar a presença de alguma área irregular ou anormalidade. Esse teste também detecta o câncer em homens que ainda apresentam níveis normais de PSA.
Biópsia Retirada de uma amostra de tecido de várias partes da próstata para confirmar a doença e saber em que estádio ela se encontra.
Após o diagnóstico, se confirmada a presença do câncer, serão feitos mais testes para saber se ele se espalhou para outras partes do corpo.Este estadiamento da doença é o fator mais importante na escolha do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário