quinta-feira, novembro 4

Um túnel comprido e escuro...


Pensei e repensei antes de tratar aqui do caso dos sulistas que “atacaram” nordestinos após a derrota do Serra... Preciso dizer que pessoas assim, para mim dignas de pena. E é com pesar que vejo o mundo se degradando. Vejo pessoas odiando pessoas por sua raça, credo, opção sexual ou por qualquer coisa...por causa de política, religião, futebol.
A wikipedia diz que Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
Li no http://www.brasilescola.com que o “Holligans, grupos de torcedores europeus, vão aos estádios preparados para brigar, fazendo do futebol uma desculpa para os atos de violência. Em diversos países a entrada desses torcedores é barrada, principalmente se tem um grande evento marcado para aquela data. Pois os Hooligans sentem prazer ao entrar em confronto com torcedores de outro time, seria uma forma de tentar medir o poder, disputando qual deles seria o mais forte. Os casos mais freqüentes de confronto entre esses torcedores ocorrem na Inglaterra. Por ser um dos países europeus que possui grandes clubes de alto nível, conseqüentemente essas equipes acabam ganhando inúmeros torcedores, alguns deles ultrapassam o amor pelo time concretizando um sentimento de fanatismo pela equipe.”
Na http://pt.wikipedia.org vi que Guerra santa “é uma guerra causada por diferenças entre as ou religiões. Pode envolver uma nação com uma religião estabelecida contra outro estado com uma religião diferente, seitas diferentes dentro da mesma religião, um grupo com motivações religiosas que tenta espalhar a sua religião através do uso da violência, ou a supressão de outro grupo devido às suas crenças e práticas religiosas.

Vi, ainda, no site http://www.diversidadejoinville.com.br, que Homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra a população LGBT - lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, ou genericamente de modo pejorativo, qualquer expressão de crítica ou questionamento ao comportamento homossexual ou identidade de gênero.
Ainda não sei que nome deram àqueles que queimam mendigos, espancam empregadas domésticas e matam cachorros e gatos... só sei que eles não são nordestinos. Vejo que a cada dia que passa a intolerância aumenta. Os que se acham mais pensam que não podem viver no mesmo espaço ocupado pelos que eles acham ser menos.
Eu não quero aceitar o que você é, o que você pensa e o que você faz e por isso eu vou te xingar, te matar, te excluir, te tratar como um bicho nojento qualquer e mostrar, com isso, a minha superioridade. Funciona assim?
Mas se eu sou tão superior assim, por que ajo como um idiota, um ignorante, grunindo, tagarelando ridicularidades contra te? Se eu sou tão melhor do que tu, por que eu preciso acabar contigo para viver? Será que eu não tenho é medo ou inveja de te? da tua cor, da tua coragem de assumir o que sentes e pensas... enquanto eu continuo repetindo o que ouvi e vi há séculos e séculos e séculos...?
Por que tanta raiva dos diferentes? Por que ser nordestino, negro, gay, pobre, feio, gordo, analfabeto... é inaceitável? Jô Soares é gordo e amado por muitos... ah... mas ele não é nordestino... Ivete Sangalo é nordestina... mas não é pobre... Pelé por acaso é branco? E Tiririca...que é nordestino  e foi o deputado federal mais votado em São Paulo? Algum nordestino aí foi no twitter criticar o estado que o elegeu?
Cansa ver tanta ignorância, tanta gente perdendo tempo com xingamentos e irracionalidades, tanta juventude se perdendo, tanta gente digna de pena... isso tudo apenas me entristece, por que não vejo luz no fim desse túnel... não vejo...

Um comentário:

  1. ANA vim lhe cobrar todo dia te leio por que não me coloca na tua lista de blogs nos temos tudo a ver beijos

    ResponderExcluir