domingo, outubro 10

Quer emagrecer? Vai dormir! E não tenha pressa para acordar...



Dormir menos limita a perda de gordura, diz pesquisa


Diminuir as horas de sono pode reduzir os benefícios do regime, de acordo com um estudo publicado nesta terça noAnnals of Internal Medicine por pesquisadores da Universidade de Chicago. Os participantes do estudo se submeteram a dietas de emagrecimento. Apesar de perderem o mesmo peso ao dormir durante oito ou cinco horas, ao passar por uma noite apropriada de sono, mais da metade dos quilos que perderam era gordura. Ao dormir pouco, apenas 25% da perda de peso provinha da perda de gordura. 


Quem dorme menos também sente mais fome. Quando o sono é restrito, pessoas em dieta de emagrecimento produzem mais grelina, um hormônio que provoca fome e reduz o gasto de energia. "Se a sua meta é perder gordura, ignorar o sono é como prender as rodas de sua bicicleta", diz o líder da pesquisa, Plamen Penev, professor de Medicina da Universidade de Chicago. Segundo ele, diminuir as horas de sono, um comportamento comum nos dias de hoje, parece comprometer os esforços para perder gordura através da dieta. "Segundo nosso estudo, dormir pouco reduz em até 55% a perda de gordura". 

Cada participante passou por dois testes. Uma vez por dia, durante 14 dias, deveriam ir ao laboratório para descansar durante 8h30. Depois, nos próximos 14 dias, durante apenas 5h30. Quando acordados, estavam em casa, no trabalho ou em atividades de lazer. Na primeira fase, os participantes dormiram, em média, 7h25; na segunda, 5h14, ou seja, mais de duas horas a menos. A quantidade de calorias que eles consumiram, cerca de 1.450 por dia, foi mantida nas duas fases. 

Os voluntários perderam cerca de 3 quilos (6,6 libras) durante cada uma das duas semanas. Quando eles dormiram mais, perderam 1,4 quilo (3,1 libras) de massa magra, ou seja, músculo, e 1,6 de gordura. Ao dormir menos, reduziram 2,4 quilos (5,3 libras) de músculo e apenas 600 gramas de gordura. 

Dormir adequadamente também ajuda a controlar a fome de quem está fazendo dieta. A média dos níveis de grelina não se alterou quando os voluntários descansaram durante 8h30. Mas, ao passar apenas 5h30 horas descansando, o nível do hormônio da fome aumentou, em duas semanas, de 75 nanogramas por litro (ng/L) para 84 ng/L. Ao mesmo tempo em que os níveis de grelina aumentam, o gasto de energia diminui, estimulando a fome e a ingestão de alimentos. Isso também promove a retenção de gordura e aumenta a produção da glicose hepática. "Em nosso experimento, a restrição do sono esteve acompanhada de um padrão similar de aumento da fome e redução na oxidação (quebra) de gordura", escreveram os cientistas. 

A mensagem para as pessoas que desejam perder peso é clara. "Pela primeira vez, nós encontramos evidências de que o sono faz uma grande diferença no resultado final da dieta", diz Penev. Segundo ele, não se pode ignorar que a qualidade e quantidade de sono dormidas interferem no resultado final. "Um sono adequado pode aumentar os efeitos benéficos de uma dieta. Não dormir o suficiente pode ser até capaz de minar os efeitos desejados", afirma. 



Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI177401-15257,00-DORMIR+MENOS+LIMITA+A+PERDA+DE+GORDURA+DIZ+PESQUISA.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário