terça-feira, outubro 12

Eu já fui criança... Viva Eu!!!

Já disse aqui que minha infância não teve muitas emoções e que quase nunca lembro de nada que valha a pena... mas isso também não quer dizer que minha infância foi infeliz. Não. Só não foi muito movimentada, agitada. Eu não brinquei na rua, só dentro de casa e não tinha muito contato com as vizinhas. A gente brincava, mas não era assim uma Brastemp... Tudo bem, eu cresci e sobrevivi a tudo! Sou forte e sigo em frente...não traumatizei, não complexei, nem pirei...
Ontem, lendo um texto de Ane no Whatever lembrei algumas passagens da minha infância... lembrei que quando  eu fazia aniversário geralmente era meu tio JH quem levava o bolo. Que eu usava uns vestidos tipiti, que eu adorava...rsrsrs... e que sempre fui gordinha. Lembrei que tinha uma professora no maternal que adorava lavar as minhas mãos, por que eram gordinhas (isso minha mãe quem contava). Quando era pequena lembrei que mamãe costumava levar choquito para mim  e minha irmã. Eu adorava também quando mamãe fazia doce de leite na lata de leite condensado e nós costumávamos brincar de pensar partes do corpo e dar dicas para as pessoas tentarem adivinhar. Uma vez eu disse... começa com Ç... e fica no rosto... Mamãe e minha irmã quase morreram de rir... era sobrancelha... rsrsrsrsrsrs (até hoje elas me lembram isso!) Uma vez minha mãe mordeu minha coxa... disse que achou tão gordinha... eu gritei mas depois caímos na risada. Eu devia ter uns 8 anos. A propósito dos meus 8 anos, parece que eu passei uns 5 anos com 8 anos... rsrsrs... é que foi o ano em que mais me perguntaram a minha idade e tudo que eu via formava esse número, até a calcinha que eu tirava e ficava toda enrolada...rsrsrs...
Uma vez eu e alguns outros alunos da  3a série fomos até uma clínica de nervos para ver nossa professora, que ficou internada lá (acho que a pobre terminou internada justamente por nossa causa, já que devíamos ser anjinhos), mas não deixaram a gente entrar e ficamos dando tchauzinho para ela de longe (ela apareceu na janela e deve ter piorado depois de nos ver).
Minha mãe sempre dizia que, se alguma coisa acontecesse na escola era para que eu e minha irmã permanecêssemos na sala de aula que ela (que era secretária no colégio) ia nos resgatar, mas quando o muro dos fundos do colégio caiu e todo mundo correu, eu também corri e perdi meu sapato no caminho (tipo Cinderela) e quando minha mãe foi me resgatar na sala, só recebeu o sapato, por que eu já estava na secretaria nessa hora ... (sou besta não, eu corro é mesmo!)...
Lembrei muito nos últimos dois dias de Eloíso. Ele era o melhor amigo do meu tio JH e muito querido por  minha família toda. Todas as festas ele ia lá e quando chegava me gritava logo... "mana"... e sentava e eu, pequenina, ficava entre as pernas dele passando a mão na barba dele, que era bem cheia (acho que foi daí que eu comecei a gostar de barba)... Eu adorava Eloíso...me deu uma saudade dele!!! Ele não está mais entre nós, mas parece que eu estou ouvindo a voz dele me chamando quando eu era pequena.
A prima de mamãe, Irany, morava conosco e era minha parceira. Eu chamava ela de Nicó e ela fazia as coisas comigo, me ajudava, cuidava de mim e a gente se dava bem, até que ela se mudou depois de uma desentendimento com minha irmã (a torturadora de caçulas) ... ainda bem que eu já tinha uns 14 anos nessa época, por que senão acho que sofreria muito mais em me afastar de Nicó. Hoje ela mora em Teresina, mas vem passar natal e ano novo em São Luís, com uma amiga e sempre me liga, a gente se vê e graças a Deus, minha irmã não conseguiu fazer nossa ligação sede desfazer, por que eu amo muito Irany, do meu jeito, mas ela sabe que eu a amo!.
Pois é... são essas as passagens que consegui lembrar da minha infância... nada mal para quem não teve muita emoção né... outro dia eu conto mais... O importante é a gente não deixar morrer a criança que existe dentro de nós nunca...  Feliz Dia das Crianças!!!

2 comentários:

  1. Olá Aninha
    Adorei esse post com sabor de infância!
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Aninha, muito legal. Adorei toda a sua lembrança. Eu tive uma infância maravilhosa. E ao contrário de ti, eu saía de casa todo dia - escondido é claro! E apanhava todo dia! Mas saía mesmo assim. Valia a pena! Foi o capiroto em forma de menino de olho grande. Adorei até a parte da professora, tadinha. Vcs piraram a mulé! Beijos, linda. A gente se vê amanhã.

    ResponderExcluir