quarta-feira, setembro 8

Parabéns minha Ilha Linda!!!


Eu nasci numa ilha... ilha linda, de sol quente, de manhãs que passam rápidas e tarde lentas e mornas... São Luís é uma cidade linda, pitoresca e muito querida. Hoje minha Ilha faz hoje 398 anos... que beleza. Parabéns São Luís. Ilha dos Amores, Ilha Magnética, Atenas Brasileira...
São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão, fundada no dia 8 de setembro de 1612. Localiza-se na ilha Upaon-Açu(denominação dada pelos índios tupinambás significando "Ilha Grande"), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. De modo semelhante ao que ocorre com Belém do Pará e Vitória do Espírito Santo, habitantes de outros Estados brasileiros certas vezes se referem à cidade como São Luís do Maranhão. Quando em 1621 o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas - Estado do Maranhão e Estado do Brasil - São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. Em 1737, com a criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Belém passa a ser a nova capital.
É a principal cidade da região metropolitana da Grande São Luís e possui quase 1 milhão de habitantes (o IBGE nunca aumenta o número), sendo a 15ª cidade mais populosa do Brasil. São Luís é a única cidade brasileira fundada pelos franceses (ver França Equinocial), e é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (as outras são Florianópolis e Vitória).

De acordo com dados do IBGE possui o 12º maior parque industrial entre as 27 capitais do Brasil. É considerada também em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) uma das melhores cidades para se trabalhar no Brasil. São Luís é a quarta maior cidade da Região Nordeste e a 13ª maior capital brasileira.

Praias



As pincipais praias da capital maranhense são: Praia Ponta d’Areia: a mais visitada pela população e pelos turistas, devido ao fácil acesso. Está a apenas três quilômetros do centro da cidade. Praia de São Marcos: destaca-se por suas fortes ondas, e é bastante procurada por surfistas. Praia do Calhau: é uma das praias mais conhecidas da capital maranhense. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas por vegetação.Praia Olho d’Água: localiza-se a 13 quilômetros do centro da cidade. É cercada por dunas e vegetação rasteira. Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho D´água e Araçagi, possui águas límpidas e próprias para prática de kitesurf. Temos ainda as praias do Araçagi e Panaquatira,que ficam em municípios que fazem parte da Ilha e não são muito freqüentadas (sendo por isso mais gostosas de ir).




São Luís É rica em manifestações culturais, como: o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina,e uma culinária peculiar da cidade, com pratos como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. A cidade tem vida noturna muito movimentada, com bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muitos shows de artistas locais, nacionais e internacionais.
A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade, em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares de centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. Vários prédios foram restaurados; a Prefeitura, por exemplo, funciona no Palácio la Ravardière, construção de 1689.




Epítetos



  • "Atenas Brasileira": Devido aos filhos dos nobres que eram enviados a Coimbra, Londres e Paris para estudar e quando voltavam a maioria deles se concentravam em São Luís e no Rio de Janeiro. Devido à grande efervescência cultural que existia ali, a cidade ganhou esse epíteto.
  • São Luís também é a cidade onde a foi escrita e editada a primeira gramática do Brasil, pelo escritor Sotero dos Reis, e onde foi realizado o primeiro romance abolicionista por uma mulher no Brasil, a escritora Maria Firmina.
  • "Ilha do Amor": atribuído em função ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega.
  • "Jamaica Brasileira": o reggae chegou com força no Maranhão como um todo nos anos 1970, e até hoje continua forte.
  • "Cidade dos Azulejos": devido a arquitetura e decoração azulejada frontal dos antigos casarões, provenientes dos países europeus.
  • "Rainha do Maranhão": devido ser a cidade mais bonita e mais importante do Estado. Também por existirem as "princesas" que são Caxias e Pinheiro, consideradas bonitas nas suas regiões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário