quarta-feira, agosto 4

Tá bom... eu me rendo... chorar faz bem a saúde


Há poucos dias eu reclamei com uma amiga por que ela disse que depois de vários dias de angústia finalmente tinha conseguido chorar. Eu falei que achava um absurdo uma criatura querer chorar, fazer tudo para chorar...mandei engolir o choro e seguir em frente...
Estou errada... (acho que vou chorar) ...chorar faz bem a saúde... 
Pode chorar "peixe-boi"...
E eis o artigo que achei na net que confirma o quanto faz bem deixar cair as lágrimas...


Todos já ouviram falar que chorar faz bem a saúde não é mesmo? Mas nem todos sabem se é realmente verdade. 
A glândula lacrimal tem a capacidade de produzir até 500 ml de lágrimas em um ano, e são compostas por enzimas antibacterianas, magnésio, potássio, lipídios, proteínas, muco, entre outros. Esta glândula tem sua composição modificada quando eliminada durante o choro, se tornando assim grande fonte de manganês. 

O ser humano é o único com a capacidade de chorar, este processo está ligado diretamente aos instintos de defesa e comunicação, basta levarmos em consideração o choro de um bebê, ou seja, um bebê não chora a toa e sim quando algo não vai bem. O ato de chorar pode expressar diversos sentimentos, como tristeza, alegria, dor física, indignação, insegurança, medo, entre diversas outras.

Segundo especialistas cerca de 85% das mulheres e 75% dos homens se sentem melhor após chorar, o ato de chorar não ocorre por acaso, pois em determinadas ocasiões o cérebro humano estimula a produção de algumas substâncias como a prolactina que tem a função de ativar as glândulas lacrimais, essas concentrações aumentam em momentos que o indivíduo esteja estressado, e sofre uma redução novamente desta quantidade ao ocorrer o choro, como a adrenalina. 

Isto ocorre devido à liberação de substâncias como a leucina-encefalina, serotonina e noradrenalina que são capazes de proporcionar aos seres humanos a sensação de calma e simultaneamente anestesia, o indivíduo põem fim a tensão e angústia.
Com a repressão do indivíduo em diferentes momentos adversos podem resultar em longo prazo o desenvolvimento da temida depressão ou até doenças psicológicas, tendo gastrite, úlcera e pressão alta. As crianças que são educadas para a repressão do choro possuem grande probabilidade do surgimento de problemas relacionada à inibição emocional, assim será preciso redobrar a atenção com o mesmo, pois as crianças geralmente utilizam o choro como ferramenta para chantagear para conseguir algo que desejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário