quarta-feira, agosto 11

Agosto é o mês do cachorro louco. Hãm? Eu nasci em agosto!

Pois então...
Já cansei de ouvir, desde a infância, aquele velho e, diga-se de passagem, ridículo ditado: "agosto, mês do desgosto". Ou então que trata-se do mês do cachorro louco. ô povo mais sem imaginação... tato mês por aí e escolheram justamente o meu para atribuir tanta coisa ruim... credo... ô urucubaca. 
Hoje resolvi pesquisar sobre o tema e desmitificar de uma vez por todas o mês de agosto (de tão lindo que é!)




Passeando pela Wikipedia descobri que:

"Agosto, vem do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano (isso eu sabia). É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto (isso eu não tinha certeza). Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano). "

Então resolvi dar uma pesquisada mais aprofundada e... descobri que...
Os próprios romanos criaram uma lenda em torno do mês, eles diziam que havia um dragão que cuspia fogo e que esse bicho passeava pelo céu durante todo o mês de agosto. Na verdade, esse maldito dragão era a constelação de Leão nos céus do hemisfério norte.

Coincidências à parte, Augustus foi um dos mais sanguinários imperadores de toda a história.
O curioso é ver que em todo o mundo há uma certo "pé atrás" em relação a esse mês:
Em Portugal, as mulheres não se casavam jamais nesse mês. A explicação era que agosto era o mês em que todos os homens saiam para navegar nessa época. As mulheres que se casassem em agosto não teriam lua-de-mel ou ficavam viúvas, já que era comum muitos marinheiros morrer em auto-mar!
Ao que tudo indica, os portugueses trouxeram esse costume para o Brasil em ocasião da descoberta.
A Alemanha parece ser um dos poucos lugares do mundo onde o mês das noivas é agosto. As moçoilas de lá preferem se casar, de preferência, numa sexta-feira.
Os argentinos preferem não lavar a cabeça em agosto. Fazer isso, acreditam, chama a morte pra dentro de casa!
É considerado o mês do cachorro louco, talvez devido ao fato da maioria das cadelas entrarem no cio nesse mês. 
Pra quem gosta de números, o escritor Mário Souto Maior tem uma coleção de acidentes e catástrofes que escolheram o mês de agosto para acontecer.
E, pra encerrar, fique sabendo que:
22 de agosto é comemorado o dia do Folclore;
24 de agosto é o dia das sogras;
24 de agosto é o dia em que o Diabo anda solto;
24 de agosto é o dia de todos os Exus nos candomblés brasileiros; 



Fonte: http://www.e-farsas.com/lendas_sexta_13.…


Não satisfeita... busquei mais um bocadinho de informações ... sobre a parte dos cachorros...e...

"Não se sabe bem por que o simpático mês de agosto ganhou tal fama. Veterinários têm uma explicação. Duas vezes ao ano, cadelas entram no cio. Machos brigam pela fêmea. Basta um ter o vírus da raiva para contaminar outros. Agosto, como janeiro, por acaso concentra grande número de cadelas no cio. Por que não janeiro? Só pode ser antipatia popular por agosto. Antigamente acreditava-se que a raiva era obra de maus espíritos. No século 1º, o estudioso romano Celsius escreveu que a doença é transmitida por animais. 

Em 1804 descobriu-se: cães transmitem a raiva ou hifrofobia. Noruega, Suécia e Dinamarca resolveram matar todo cão vadio e manter os domésticos em quarentena. A medida eliminou a raiva nesses países em 1826. Seis décadas depois, Louis Pasteur (1822-1895) usou a saliva de um cão raivoso para transformar o “vírus da rua” em “vírus fixo”. 
Com este, obteve a primeira vacina anti-rábica, com que salvou a vida do menino Joseph Meister, mordido por um cão doente. No Brasil, a raiva, tanto a canina como a felina, está controlada desde 1983. Mas o mito persistiu..."

http://www.almanaquebrasil.com.br/voce-sabia/mes-de-cachorro-louco/

Pronto... acho que agora já deu para entender...
Um imperador romano resolver ter um mês só seu e deu seu nome a ele... nestes mês aconteceram muitas guerras (só que aconteciam guerras o tempo todo naquela época) e coincide de em agosto as cadelas entrarem no cio e deixarem os "cachorros loucos"... só que há muitos e muitos anos...alguns pobre cãezinhos com "raiva" terminavam disseminando a doença entre seus colegas durante a caça desenfreada as fêmeas...ah... sem contar que Jânio Quadros renunciou em um agosto da vida e Getúlio Vargas (adivinha!) recorreu ao suicídio também em um agosto... mas gente... por favor... isso tudo não quer dizer a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e NADA... tá!

O que importa é que euzinha nasci em agosto e me sinto muuuuuuuuuuuito feliz com isso. Minha vida não é uma tragédia e (dentro do possível e sem maiores contratempos) tudo tem dado certo até hoje.. então... não me venham com essas brincadeirinhas tá... por que já deu! Querendo me parabenizar, pode! Mas o niver é só no dia 27 (número esotérico, tá... mas será tratado em outro post)... lembrando que eu NÃO SOU UMA CACHORRA LOUCA! SOU MANSA!!!! KKKKKKKKKKKK...


Ah... ia me esquecendo... sexta-feira será 13... mas não se preocupem ... nada vai acontecer!!!

Um comentário:

  1. Adoro ler suas curiosidades, Ana!

    A gente aprente tanta coisa!!!

    Minha irmã do meio e minha tia também são de agosto.

    Beijos!

    ResponderExcluir