sexta-feira, julho 16

Você já pensou em suicídio ?

 Eu nunca pensei. De verdade, nunquinha mesmo. Mas sei que tem muita gente que já pensou, pensa e até já tentou. Os motivos são os mais variados. Nos meus tempos fazendo matérias de Polícia vi adolescentes se matando por amor... sem saber que amores da adolescência se curam na fase adulta. Vi quem se matou por que estava com muitas dívidas, sem saber que ninguém vai preso por não pagar... e vi pessoas deprimidas - sem razão aparente - que se mata e pronto!... 
No jornal onde trabalho nós não divulgamos mais casos de suicídio, por que dizem que ao ver os casos divulgados,  outros pretensos suicidas se enchem de coragem e se matam também. Toda vez que sai no jornal um caso, acontecem mais dois ou três depois... não sei se é coincidência... mas eu já vi acontecer. 
Ontem recebi um e-mail com um artigo sobre o tema e acho importante tratarmos disso com a seriedade que merece... trata-se de uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria que visa combater, ou melhor, prevenir este comportamento.

Suicídio: um problema de saúde pública
Campanha “Conhecer para prevenir” da Associação Brasileira de Psiquiatria  (ABP) tem como objetivo evitar o comportamento suicida.


Estima-se que, a cada 35 segundos, uma pessoa morra por ato suicida em todo o mundo. No Brasil, diariamente, uma pessoa a cada hora provoca suicídio. Para cada um desses óbitos, há no mínimo cinco pessoas cujas vidas são profundamente afetadas emocional, social e economicamente. Trata-se de um problema de saúde pública. Levantamentos apontam que as tentativas de suicídio superam o número de efetivos atos suicidas em pelo menos dez vezes. Em 2004, 1,4% do total da carga global ocasionada por doenças foram relativas a tentativas de suicídio. Em 2020, esse número deverá chegar aos 2,4%, acompanhando a previsão de crescimento da incidência dos transtornos mentais. No Brasil, em apenas uma década a proporção de brasileiros que cometem suicídio cresceu em média 15%, por razões não totalmente compreendidas. Ainda assim, os casos registrados no Brasil e na América Latina são considerados baixos, quando comparados a outras regiões. Fator importante é compreender a maneira como o ato suicida está associado aos transtornos mentais. Entre os gravemente deprimidos, ao menos 15% cometem suicídio. Também o consumo de álcool e drogas pode estar relacionado ao ato, já que em quase 23% dos casos a pessoa estava alcoolizada ou sob efeito de outras substâncias.
Campanha
Dada a relevância do tema, a ABP elegeu a prevenção ao suicídio como tema de atuação junto à população em 2010 com a campanha “Comportamento suicida: conhecer para prevenir”. Entre as ações, destacam-se a publicação de um manual de orientação para a população e um para imprensa com recomendações para divulgação de notícias sobre doenças mentais e atos suicidas. “Uma das principais missões da Associação Brasileira de Psiquiatria é atuar junto à sociedade para oferecer esclarecimento sobre transtornos mentais e a importância de procurar ajuda médica”, explica o presidente da ABP, João Alberto Carvalho. Em parceria com a Rede Globo, a ABP também veicula um vídeo em rede nacional de esclarecimento e prevenção ao suicídio. A produção é uma importante ferramenta na luta contra o estigma ao paciente de transtorno mental. “Como o próprio nome da campanha sugere, é preciso conhecer os riscos para preveni-los. Nesse caso, nosso dever é proporcionar orientação e, quanto maiores as possibilidades de divulgação, mais benefícios para a população”, finaliza João Alberto Carvalho. Todo material e inclusive o vídeo pode ser acessado pelo site ABP Comunidade (www.abpcomunidade.org.br)



Comportamento suicida:

ü      A cada 35 segundos uma pessoa morre por ato suicida
ü      No Brasil, 24 pessoas morrem diariamente (ou uma a cada hora) por suicídio
ü      Em uma década a proporção de brasileiros que comete suicídio cresceu 15%
ü      15% dos gravemente deprimidos cometem suicídio
ü      Em 23% dos casos de suicídio a pessoa estava sob efeito do álcool ou drogas
ü      Na maioria dos países o suicídio está entre as 10 principais causas de morte
ü      Esquizofrenia e transtorno bipolar do humor também podem levar ao suicídio


Fonte: Assessoria de Imprensa ABP (11) 4123-1419

Nenhum comentário:

Postar um comentário