sábado, julho 24

Doutor... estou grávido!

Eu já tinha ouvido falar em gravidez psicológica em mulheres. Tão sério que a barriga cresce, o leite brota dos seios e até movimentos do bebê a mulher chega a sentir... mas hoje descobri que os homens também podem ser acometidos da gravidez psicológica, só que forma mais moderada... e isso acontece quando a companheira está grávida. É como se ele também se sentisse grávido... aí sente enjôos e até os desejos da gravidez... é sério... chama-se...
Síndrome de Couvade/gravidez por simpatia 


A Síndrome de Couvade, não é uma doença, mas um conjunto de sintomas que podem aparecer nos homens durante a gestação. O pai se exprime psicologicamente ao assumir a gravidez apresentando sensações semelhantes aos da companheira grávida. Os futuros pais podem engordar, sofrer com enjôos, desejos, crises de choro ou mesmo depressão. 


Os sintomas também demonstram a necessidade que muitos homens têm de se tornarem pais. A ansiedade, aliada a uma forte ligação afetiva e emocional com a mulher, acaba por transferir para o marido uma série de sensações que costumam se manifestar somente na figura feminina. 


Pesquisas indicam que a metade da população de futuros pais (54%) desenvolve alguns sintomas relativos à gravidez durante o curso da gestação. 


A Síndrome não costuma causar distúrbios psíquicos e normal que aconteça, sendo aconselhável procurar um especialista somente quando a situação foge de controle e passa a incomodar o casal e as pessoas próximas. 


O nome da síndrome é associado ao ritual da couvade, freqüente em sociedades não-industrializadas, em que o homem assume tarefas consideradas femininas no ciclo grávido-puerperal. Em alguns locais, o pai dramatiza o trabalho de parto, em outros fica de "resguardo", recebendo alimentação especial e cuidado das visitas enquanto a mulher trabalha. Caso a criança adoeça ou morra, o homem é responsabilizado por não ter dado a ela a devida atenção no período. Na nossa sociedade, a síndrome da couvade está relacionada à mobilização de sentimentos, às fantasias e aos desejos inconscientes em relação à gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário