sábado, junho 19

Eu tenho um problema...


Sim, eu tenho um problema, tenho medo de dirigir. Tenho mesmo e sei que a aceitação deste problema pode ser o primeiro passo para a cura (tomara !). Eis meu testemunho.
Tenho carteira de motorista há pelo menos 12 anos, renovei no mês passado (para a bichinha continuar guardadinha e sem uso). Para me dar ânimo em aprender a dirigir, na época, comprei um fuscão preto...rsrs...
Um amigo dirigia para mim e à noite me dava umas aulas, na praia. Até eu entrar na auto-escola e começar as aulas práticas. Na praia eu era afoita, dei até uns cavalos-de-pau na areia e levei bronca de amigo e de IJ, que me chamaram a atenção por causa do perigo de um capotamento. Acho que foi aí que comecei a ficar meio medrosa. Mas tudo bem...
Fiz as aulas em um Corsinha vermelho, com direção hidráulica e tudo o mais. Como sou perfeccionista, claro que me esforçava absurdos. Minhas aulas, que era no período da manhã, geralmente acabavam no começo do horário de pico do almoço e até congestionamentos eu pegava. Ficava nervosa, suava que era uma coisa, mas segundo meu instrutor, ia muito bem. Posso dizer, com orgulho que fui campeã em baliza. Não errava uma. Foi rapidinho que fiz a prova teórica de legislação e em seguida a prática. De três amigas que fizeram a prova juntas eu fui a única que passei na primeira.
Nesse meio tempo, porém, o fuscão só me deu raiva. Uns diziam que era meu amigo, que não tinha cuidado com o carro por que não era dele, outros que era o carro mesmo que era tinhoso, não sei, só sei que toda vez que eu entrava no fulano carro ele quebrava. Ele rodava com qualquer um, menos euzinha. Chegava a apagar todinho e muitas vezes só pegava de segunda (coisa que eu, claro, ainda não tinha destreza para fazer). Isso tudo foi me consumindo, me injuriando e eu, que já não sou muito pura das idéias, já pensava em colocá-lo no meio da rua e tocar fogo.
Uma vez um amigo, que é motorista experiente, me chamou para darmos uma volta e disse; "Vamos ver se esse carro está assombrado mesmo, se é ele quem não gosta de te". E saímos. Eu dirigindo e ele do lado.
Quando chegamos no fim da rua, o cabo do acelerador quebrou e o pedal afundou todinho e eu fiquei desesperada. Falei para o meu amigo e ele riu muuuuuuuito. Me disse o que fazer para parar e foi ver o que tinha acontecido. Confirmou a quebra e riu mais ainda. Olhou para mim e disse: "É. Esse carro não gosta de ti". E eu voltei andando para casa, deixei ele se virar com aquele fusca e nem olhei para trás.
Depois que recebi a carteira provisória (naquela época se recebia uma carteira por 2 anos e só depois a permanente com validade de 5 anos) peguei o carro uma única vez. Fui dirigindo até a casa de uma amiga. Ficamos o dia todo lá e à noite, na volta pedi para IJ dirigir, por que não estava acostumada com as luzes.
Uma semana depois vendi o fulano negão... e nunca mais dirigi.
Acho que foi isso... se tivesse continuado tentando, lutando com ele, ganhava prática. Fiquei sem prática e quando compramos nosso primeiro Gol, quase 10 anos depois, não tive coragem de dirigir. Ficava com medo de bater e não ter grana para pagar. Ficamos com o carro 2 anos e trocamos por outro Gol, fizemos logo o seguro... mas eu novamente gelei e até hoje não dirigi. 
Já peguei o carro, rodei em lugares sem trânsito, usados pelo povo de auto-escola, mas não pego trânsito de jeito nenhum. Tremo só de pensar... 
Por causa disso às vezes tenho de ir ou voltar de ônibus para o serviço. Deixo de sair quando IJ está no serviço à noite e me privo de coisas que sei que poderia  fazer se simplesmente dirigisse... 
Nos últimos dias tenho estado angustiada, por que sempre fui muito independente e já cansei de brincar de esposa ideal sentada do lado do marido... quero pegar o volante, mas aí vem um embrulho no estômago... uma suadeira... às vezes acho que tem gente rezando para eu não dirigir nunca...(será que sou superticiosa ?).
Tenho de criar vergonha na cara e fazer alguma coisa... 
Mas alguém aí pode me dar uma luz... além de entrar naquele carro e sair pela cidade do meu jeito... o que faço para criar coragem ? Mas não é só para ler e rir da minha cara não. tem de comentar e me ajudar a sair dessa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário