terça-feira, abril 6

Já ouviu falar disso?

Você sabe o que é Assédio Moral??

O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional e a desestabilização emocional e moral dos(s) assediado(s), tornando o ambiente de trabalho desagradável, insuportável e hostil, ensejando em muitos casos o pedido de demissão do empregado, que se sente aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde de ordem orgânica e psíquica.

Entretanto, independentemente da definição, necessário se faz compreender que o assédio moral se caracteriza pelo abuso de poder de forma repetida e sistematizada.
Nesse sentido, com a difusão dos perfis do fenômeno, alguns doutrinadores enfatizam o dano psíquico acarretado à vítima em virtude da violência psicológica. Tanto a jurisprudência, quanto a doutrina convergem no sentido dos elementos caracterizadores do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho, sendo eles:

Intensidade da violência psicológica. É necessário que ela seja grave na concepção objetiva de uma pessoa normal. Não deve ser avaliada sob a percepção subjetiva e particular do afetado que poderá viver com muita ansiedade situações que objetivamente não possuem a gravidade capaz de justificar esse estado de alma. Nessas circunstâncias, a doença estaria intimamente ligada a própria personalidade da vítima e não a hostilidade no local de trabalho.

Prolongamento no tempo. Não pode ser um evento esporádico, pois não daria suporte fático à violência psicológica no ambiente de trabalho. Bem como os atos devem ser praticados por tempo suficientemente longo, como uma verdadeira perseguição, causando assim impacto real na qualidade de vida do indivíduo.

Intenção de ocasionar dano psíquico ou moral ao empregado de forma a marginalizá-lo no seu ambiente de trabalho. Isso acontece, muitas vezes, em público ou diante de outros funcionários (colegas de trabalho) por meio do uso de expressões desmoralizantes, intimidatórias, minando assim a auto-estima e a confiança do indivíduo, o qual se retrairá, ou se tornará agressivo, ambos, resultados da hostilidade no trabalho e da sua violência psicológica.

Conversão em patologia, em enfermidade que pressupõe diagnóstico clínico dos danos psíquicos. Ou seja, sofrendo assédio moral, ao longo do tempo, o empregado acabará por desenvolver alguma doença intrinsecamente ligada ao comportamento de seu assediador.


As condutas mais comuns, entre outras, são:
•instruções confusas e imprecisas ao(à) trabalhador(a);
•dificultar o trabalho;
•atribuir erros imaginários ao(à) trabalhador(a);
•exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes;
•sobrecarga de tarefas;
•ignorar a presença do(a) trabalhador(a), ou não cumprimentá- lo(a) ou, ainda, não lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente;
•fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto ao(à) trabalhador(a) em público;
•impor horários injustificados;
•retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho;
•agressão física ou verbal, quando estão sós o(a) assediador(a) e a vítima;
•revista vexatória;
•restrição ao uso de sanitários;
•ameaças;
•insultos;
•isolamento.

Fonte:http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp


Sujeitos do Assédio Moral
A vítima é aquela pessoa que desponta inveja nos demais, aquela que tem responsabilidade acima da média ou conhecimento superior aos demais. Ela é considerada o sujeito passivo do assédio moral (CARTILHA DO ASSÉDIO MORAL, 2008).

[...] vítima ou sujeito passivo do assédio moral é aquele empregado que sofre agressões reiteradas e sistemáticas, visando hostilizá-lo, inferiorizá-lo e isolá-lo do grupo, comprometendo sua identidade, dignidade pessoal e profissional, refletindo na perda da satisfação no trabalho e consequentemente queda na produtividade (ALKIMIM, 2005, p. 63).

O sujeito ativo (agressor) é movido pela inveja. Acredita que ele é especial e sente raiva das pessoas que têm algo a mais do que ele. Sente prazer em fazer críticas dos outros. Costuma não aceitar a opinião de ninguém, se há uma hipótese correta certamente é a dele. Por isto, o agressor pratica manobras para "excluir" a ameaça no seu ambiente de trabalho (ALKIMIM, 2005).

Segundo a CARTILHA DE ASSÉDIO MORAL (2008), uma prática comum do agressor é sobrecarregar a vítima com tarefas impossíveis de serem realizadas ou mostra-se amigo de todos para descobrir aquela pessoa que é o seu inimigo. O agressor utiliza algumas formas de pressão para conseguir o seu intento, tais como:
•Cortar todos os benefícios do funcionário;
•Cobrar demasiadamente;
•Gritar com os subordinados;
•Culpar funcionário pelo não cumprimento do plano de metas;
•Humilhar determinado funcionário.

Tipos de Assédio Moral
O assédio moral caracteriza-se pela violência contínua, tendo como objetivo a exclusão da vítima do mercado de trabalho. Pode ser vertical ascendente, vertical descendente, horizontal.

VERTICAL ASCENDENTE
Ocorre quando, por exemplo, um recém-formado é contrato para comandar um grupo onde há várias pessoas qualificadas para o cargo, ou quando a promoção implica um cargo de chefia para cujas funções os subordinados supõem que o promovido não tenha méritos suficientes. Essa prática comina o assédio moral, pois o superior já assume desacreditado pelos outros. Pode acontecer também que o empregado é promovido sem seleção e sem que os demais concitam (ALKIMIM, 2005).

VERTICAL DESCENDENTE
É o tipo mais comum. Nele os subordinados são "agredidos" pelos superiores. Aqueles são levados a acreditar que se não aceitarem estas humilhações perderão o emprego. A vítima tem maiores problemas neste tipo de assédio moral. Como causas que levam o superior hierárquico a cometer o assédio descendente, destacam-se:
•Medo de perder o controle;
•Necessidade em rebaixar os outros para se engrandecer;
•Intenção de levar a vítima a pedir demissão;
•Reduzir custos adicionais;
•Segurança no ambiente de trabalho.

HORIZONTAL
Quando as posições de vítima e agressor são ocupadas por dois empregados, sem que haja hierarquia entre ambos, está caracterizado o assédio moral horizontal. Trata-se, portanto, de um tipo de assédio cometido por colega de serviço. As causas deste tipo de assédio são principalmente:
•Competição;
•Inveja;
•Racismo;
•Xenofobia;
•Diferenças religiosas;
•Motivos políticos;
•Outros.
É importante salientar que a globalização econômica trouxe uma maior disseminação da competição, além da pressão para produzir com qualidade e baixo custo. Quando há este tipo de assédio moral é necessário que a empresa tome precauções para coibir esta prática entre seus funcionários. Ela deve agir de maneira educativa, aplicando punições para os envolvidos (ALKIMIM, 2005).

Conseqüência do Assédio MoralAs consequências são desastrosas para a vítima, comprometendo a sua saúde. A vítima geralmente é acometida pelo estresse, cansaço exagerado, dores de cabeça, problemas digestivos, alterações de sono, pesadelos, diminuição da capacidade de concentração, mudança de personalidade, entre outros. Além deste fator, compromete a economia, pois compromete a produtividade das empresas e os sistemas de previdência pública (ASSÉDIO MORAL, 2008).

CONCLUSÃO

A dignidade da pessoa humana e a valorização do trabalho são princípios prévios da Constituição Federal de 1988. Porém a globalização econômica deixou como marcas o lucro e a produção crescente, menosprezando o ser humano. Assim, o assédio moral nas relações de trabalho é um fato presente. Tal prática adotada transforma o ambiente de trabalho em local de competição, onde os interesses individuais afloram, deixando de lado os laços de afetividade e respeito entre os profissionais.
Faz-se, portanto necessário que, essa prática do medo, do terror psicológico acabe e dê lugar a ética.
Compreender este tema é acreditar que lutar contra o assédio sexual é lutar a favor dos princípios estabelecidos na Carta Magna (Constituição Federal).

Fonte: http://www.artigonal.com/direito-artigos/principais-pontos-do-assedio-moral-1986713.html

3 comentários:

  1. Olá. Vim agradecer pela participação no sorteio do meu blog!!

    Um abraço!

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Ana, querida, não só sei o que é, mas sofri disso por 10 anos :( ninguém merece viu? Mas Deus é Pai.

    beijo e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Ana! adorei este text - e é a pura verdade, já tiv vários e colegas de trabalho assim... e conheço vária pessoas que sofrem caladas por causa do medo do desemprego! é a realidade da vida!
    obrigada por participar do sorteio
    Boa sorte
    bjs

    ResponderExcluir