sábado, abril 3

Afinal... o que é a Páscoa e o que os ovos de chocolate tem a ver com isso ?

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

E surgiu o Chocolate...
Foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o Coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!


 
Mas há, também uma velha lenda que diz...
 
Um grupo de animais resolveu comemorar a Páscoa como era feito no tempo de Jesus, uma confraternização para a qual cada um contribuía com o que tivesse produzido durante o ano.
Cada qual levou o que tinha. A vaca levou leite, a galinha, ovos e as abelhas favos de mel.
Havia, porém, um coelhinho que queria muito ir à festa, mas não tinha nada para levar.
Estava andando por uma estrada, tristonho, quando de repente viu a beira da mesma, um ovo.
Não era um ovo comum. Era enorme, colorido e muito pesado. Devia ser de algum pássaro exótico que ele não conhecia.
O coelho não teve dúvida. Pegou o ovo encaminhou-se para s festa. Agora podia participar, pois tinha algo para oferecer.
Aconteceu, porém, que pouco adiante ele viu um garotinho chorando, muito triste.
- Por que está chorando?
-Porque é dia da Páscoa e eu não ganhei nenhum presente.
O coelho, penalizado, desistiu da idéia de ir à festa e ofereceu o seu ovo ao menino.
Mas, quando este o pegou, deixou cair, ele partiu-se e uma quantidade enorme de bombons esparramou-se a sua volta.
O menino deliciou-se e o coelhinho ficou muito contente.
A notícia espalhou-se. Todo mundo comentava a história do coelho que dava ovos cheios de chocolate às crianças e, no ano seguinte, todas queriam ganhar no dia da Páscoa o ovo delicioso trazido pelo Coelhinho.
Os pais ficaram apreensivos. Onde encontrar esse coelho fabuloso com seus ovos de chocolate?
Mas, os fabricantes que não são bobos, lançaram no mercado uma quantidade enorme de ovos de chocolate, de todas as cores, tamanhos e preços e reforçaram a lenda de que o Coelho os levaria às crianças no dia da Páscoa, lenda esta que eles mesmos tinham inventado.

Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/426684

Feliz Páscoa a todos !!

Um comentário:

  1. Amiga, tenha uma Feliz Páscoa!
    Deus a abençõe!
    Bjok...

    ResponderExcluir