segunda-feira, março 15

Há doze anos morreu Tim Maia...

Defeitos? Tinha-os muitos, mas também, como todos nós, também tinha qualidades e uma delas com certeza era a voz, ô voz! Sem contar que era um compositor primoroso. Adoro as músicas de Tim Maia...
Então, nada melhor do que lembrar... como uma de suas músicas, adorável essa... 

Azul da Cor do Mar
Composição: Tim Maia
 
Ah!
Se o mundo inteiro
Me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar
Dizer que aprendi...

E na vida a gente
Tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro ri..

Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...

Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...

Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...

Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...


"Mais grave! Mais agudo! Mais médio! Mais tudo!". Impossível ler essas palavras de ordem e não se lembrar de Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia. Neste sábado, completam-se dez anos sem o 'síndico', que morreu em 15 de março de 1998, em Niterói, depois de passar mal ainda na passagem de som para o show que faria no Teatro Municipal da cidade.
Muitos expoentes da nossa música fazem grandes canções, mas nem sempre são grandes cantores, como é o caso de Tom Jobim. Em outros casos, são cantores excepcionais, mas não compõem, como Ney Matogrosso. Tim Maia era intérprete e compositor prolixo.
Além disso, mesmo sem formação musical acadêmica, Tim sabia exatamente como cada instrumento deveria soar dentro do grupo, a ponto de colaborar para a formação de músicos e técnicos de áudio. Seu selo, o Seroma (abreviação das iniciais de seu nome), era uma espécie de Motown (a gravadora do soul americano) brasileira, só que de um artista só. Ele foi o rei do soul no País.
Suas histórias lendárias são clássicas, envolvendo de drogas a ausências em shows. Verdades ou não, o fato é que é difícil existir alguém que tenha travado um contato com o cantor que não tenha passado por uma situação surreal. Apesar de ter se envolvido em brigas diversas, responder diversos processos, Tim era uma figura folclórica querida, carismática.
Tinha vários cachorros enormes em seu estúdio, para que ninguém atrapalhasse os ensaios - principalmente a polícia, que freqüentemente reclamava da fumaça que empesteava a vizinhança. (Tim subornava policiais com discos autografados e uma boa lábia!). Costumava andar cercado de uns quatro ou cinco 'asseclas' - para rir das suas piadas! - , para quem pedia ajuda até para abrir tampinha de caneta! Quando os músicos chegavam para os ensaios, dava uma baseado para cada um se 'inspirar' e dizia que a geladeira estava "cheia de mariola e danoninho, para a larica"!
Junto com Tom Jobim e Roberto Carlos, Tim Maia é o artista nacional que tem o maior repertório no inconsciente coletivo brasileiro. Velhos, crianças, mesmo quem nao é ligado em música conhece e sabe cantar algum de seus sucessos. Sua ausência é insubstituível.

Por: Leandro Souto Maior (JB online)

2 comentários:

  1. sem palavras...me lembro como se fosse hje do dia em que a triste noticia veio, e ele tinha ido embora, lembro-me ter passado o dia cantando musicas dele, sem nem me dar conta...ate hoje escuto curto e mato a saudades entre cds e dvds d shows dele, os bons nomes da musica se vao, mas nunca morrem,deixam a saudade.

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    seu blog é tudo de lindo!
    E sua definição de curiosidade se parece com a minha definição.
    Bjs.

    ResponderExcluir