domingo, março 21

Gripe A... um fantasma entre nós

Hoje eu tomei a vacinei contra a gripe A. Eu faço parte do grupo de risco, pois sou hipertensa. No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que 12 pessoas já morreram com suspeita de gripe A. Apenas uma pessoa, até agora, teve o diagnóstico confirmado um dia após morrer. Tratava-se de uma mulher de 23 anos, que estava no sexto mês de gestação. Outras 28 pessoas apresnetaram sintomas e foi colhido material para exame, que não é feito aqui, só em Belém, no Pará e em São Paulo. Doze pessoas com suspeita da doença já morreram e o resultado do exame não chega. Deste total de óbitos suspeitos, seis mulheres grávidas morreram com a mesma sintomatologia e por isso toda a programação de vacinação que estava determinada pela SES foi adiantada. E neste fim de semana aconteceu um mutirão. Ontem (sábado) foi o dia das grávidas e hoje das pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, doenças cardíacas, doenças hepáticas, entre muitas outras) e os postos de vacinação ficaram lotados durante todo o dia.
As autoridades dizem que não há epidemia, mas pesrecebe-se que as pessoas estão com medo e por isso buscam a vacina o mais rápido possível. Por isso muitas pessoas que buscaram os postos hoje, fingiram ser portadoras de doenças crônicas, já que não era necessário provar isso. Assim, as filas ficaram enormes e até faltou vacina em alguns lugares, sendo necessário solicitar mais ...
Assim caminha minha cidade frente a gripe A!

Sabendo mais sobre a gripe A:
QUE É

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo de influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
COMO PREVENIR
· Evitar locais fechados e aglomerações
· Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão ou alcool.
· Procurar não tocar a boca, nariz e olhos
TEM CURA?
Sim. Tratamento com antivirais, que devem ser tomados só por recomendação médica. Dois deles, Tamiflu e Relenza, são eficazes se tomados logo após os primeiros sintomas.
GRUPOS DE RISCO
· Idosos acima de 60 anos de idade
· Crianças com menos de 2 anos de idade
· Gestantes, diabéticos, cardíacos, pacientes com câncer, com aids e anemia
· Obesos e doentes pulmonares crônicos
MEDIDAS DE PREVENÇÃO A QUEM SE DESTINA ÀS ÁREAS AFETADAS
- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência nas áreas afetadas. Substituir sempre que necessário
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável
- Evitar locais com aglomeração de pessoas
- Evitar o contato direto com pessoas doentes
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca
- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países
- Não usar medicamentos sem orientação médica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário