terça-feira, março 30

CUIDADO COM O PEIXE QUE VOCÊ CONSOME

Chegou a Semana Santa e muitas pessoas, por tradição, nesta época do ano consomem apenas peixe. Mas deve-se ter cuidado com o pescado, para não ter problemas de saúde.
O Ministério da pesca e Aqüicultura traz em seu site uma série de dicas sobre o que observar na compra, para se evitar produtos que não estejam em plenas condições de consumo.

- As orientações para os peixes frescos e resfriados ressaltam a verificação da pele, que deve ser firme, bem aderida e úmida. Os olhos devem estar brilhantes e salientes e as escamas não podem se soltar com facilidade. As guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, serem brilhantes e sem viscosidade.
- Os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar coloração alaranjada ou negra na carapaça. Os mariscos frescos, conforme as orientações, devem ser vendidos vivos. Polvos e lulas devem possuir carne consistente e elástica e, em todos os casos, o odor deve ser característico e não repugnante.
- O pescado congelado também é uma boa opção de compra por conservar todas as qualidades do produto. Verifique nos estabelecimentos, no entanto, se a temperatura onde o produto está armazenado esteja entre 15ºC ou menos. Quanto ao pescado seco, é necessário verificar se não há mofo, manchas escuras ou amolecimento e odor desagradável.
- Os enlatados também são uma boa opção de compra, mas é preciso verificar se a embalagem não apresenta nenhuma deformação. O rápido cozimento desses alimentos, por serem processados sob altas temperaturas, permite, muitas vezes que os nutrientes sejam conservados sem adição de produtos químicos, mantendo assim a maioria das qualidades nutricionais do produto.

MINISTÉRIO DA PESCA E AQÜICULTURA

Um comentário:

  1. Ótimas dicas!
    Sempre é bom lembrar.
    Bjos, querida!

    ResponderExcluir