quarta-feira, fevereiro 24

Jesus, me abana...

Eita solzinho 'filhodumamãe' que tem feito nestes últimos dias. Calor é pouco para o que se sente... é uma quentura das brabas que deixam o juizo d gente meio 'cozido'. Ai vem dor de cabeça, pelo excesso de sol na moleira, mais cansaço e por fim, a falta de vontade de fazer todo e qualquer esforço físico. Euzinha aqui deixei de lado minha caminhada diária do aparelho eliptico e fui atrás de uma limonada geladinha...por que também sou filha de Deus ( e olha que esse papo de Deus rendeu hoje, mas outra hora eu conto o babado, por que agora vou tratar mesmo é do calorão).
Sexta-feira publicamos (no O Estado) uma matéria que dizia que São Luís está 6 graus celsius mais quente este mês em comparação ao mesmo período no ano passado. Ou seja, este ano passamos da porteira do inferno e já estamos na antesala. Sim, por que ninguém merece tanto calor.
Confesso que esta noite eu daria me reino por um ar-condicionado. Estou tão quente por dentro e por fora que fico com revoltada em ver aparelho eliptico, Tv 42'', notebook, impressora e não ver um arzinho geladinho neste quartinho de meu Deus (olha ele aqui de novo). ô vontadezinha de pegar tudo isso e trocar por um Split (que não é banana não). Prioridade, isso se chama prioridade (um dia ainda vou conseguir ensinar isso para IJ).
Dois ventiladores, isso mesmo, estou com doizinhos ligados e a p... do quarto não melhora, ô quartinho 'maisoumenos'... vou derreter que nem um sorvete de nata-goiaba (adogo! -como diz o moço/moça do BBB). Mas para desanuviar, tentando abstrair este 'calorzinho velho macho'  (como diz a minha mãe) vamos tratar um pouco de saúde :

"A exposição excessiva e constante à radiação ultravioleta dos raios solares é a principal causa para o aparecimento do câncer de pele. Ao contrário do que muitos pensam, pele queimada não é sinal de saúde. O bronzeamento é uma agressão à pele, que reage ao receber uma carga exagerada de radiação solar. O melanoma é a forma mais perigosa de câncer de pele. Embora atinja apenas 5% dos pacientes, tem grande probabilidade de se espalhar para outras partes do corpo, fenômeno que a medicina chama de metástase. Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que lesões apareçam na maioria das vezes após os 40 anos.
Algumas medidas simples ajudam a prevenir o câncer de pele. Deve-se evitar a exposição direta ao sol das 10h às 16h e usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior ao 15. A reaplicação do produto a cada duas horas é importante, principalmente para quem transpira e permanece dentro da água.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) destaca a importância de atenção especial para as crianças e as pessoas de pele muito clara, que podem sofrer ainda mais com os efeitos da luz solar. Recomenda-se às mães protegerem os bebês ao máximo e mantê-los, sempre que possível, fora da exposição direta ao sol. Os médicos desaconselham as mães a usar filtro solar em crianças com menos de 1 ano, pois a pele delas ainda não está preparada para suportar os agentes químicos do produto. Os profissionais de saúde também não recomendam que os pais levem crianças muito pequenas à praia, pelo risco maior que elas têm de sofrer insolações e ficar desidratadas.
Prevenção - O autoexame é um complemento para prevenir o câncer de pele. Caso apareçam no corpo manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram, sinais ou pintas que mudem de tamanho, formato ou cor e feridas que não cicatrizam, deve-se procurar um dermatologista o mais rápido possível. O câncer de pele tem cura se for detectado em estágio inicial. Por esse motivo, em caso de qualquer alteração, é importante buscar ajuda médica.
Fonte: http://www.brazilmedicaltourism.com

Afinal de contas, com calor ou sem calor, o melhor mesmo é cuidar da saúde e se prevenir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário