quarta-feira, fevereiro 17

E tudo virou cinzas

Acabou o Carnaval... ufa
Não pensem que eu não gosto do período, tudo bem que eu já gostei muito mais, porém, quando se passa todos os dias de Carnaval trabalhando e no seu único dia de folga leva um tapa sem luva (com um tijolo dentro) na cara... aí a gente tem de agradecer quando acaba, né...
Sim, mas mudando de assunto dentro do mesmo assunto, com o fim do Carnaval vem a quarta-feira de cinzas... mas o que isso? toda a brincadeira queimou e virou cinzas? é isso? eu sempre achei que era isso, que o Carnaval pega fogo, pega fogo e depois o que sobram são cinzas... e é mesmo...rsrsrs
Mas religiosamente falando, o que é a quarta-feira de cinzas? Aí vai a resposta que achei...

Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/quarta-feira-cinzas.html
Resposta: É na quarta-feira de cinzas que começa a quaresma. Passam-se quarenta dias antes da Sexta-feira Santa. O nome “oficial” da quarta feira de cinzas é “ O Dia das cinzas”. O motivo pelo qual este dia ficou conhecido como quarta-feira de cinzas é que são 40 dias antes da Sexta-feira Santa, e o primeiro dia é sempre uma quarta-feira. A Bíblia não menciona a quarta-feira de cinzas.
O período da quaresma tem como objetivo ser um tempo no qual as atividades e hábitos pecaminosos são abandonados. A quarta-feira de cinzas é o início deste período de arrependimento. A Bíblia contém inúmeras narrativas de pessoas usando “poeira e cinzas” como símbolo de arrependimento e/ou sofrimento (Gênesis 18:27; II Samuel 13:19; Ester 4:1; Jó 2:8; Daniel 9:3; Mateus 11:21). A tradição é que se desenhe, com cinzas, o sinal da cruz na testa da pessoa, como símbolo de sua identificação com Jesus Cristo. Um conceito parecido é mencionado em Apocalipse 7:3; 9:4; 14:1 e 22:4.
Deve o cristão observar a quarta-feira de cinzas? A quarta-feira de cinzas, junto com a quaresma, é observada pela maioria dos católicos, pela maioria das denominações ortodoxas e algumas denominações protestantes. Como a Bíblia, em nenhum lugar, ordena ou condena tal prática, os cristãos estão livres para, em oração, decidirem se vão ou não observar a quarta-feira de cinzas. Se um cristão se sente movido pelo Senhor a observar a quarta-feira de cinzas ou quaresma, o importante é que o faça sob a ótica bíblica. É boa coisa se arrepender de atividades pecaminosas. É boa coisa claramente se identificar como um cristão. Mas não é bíblico crer que Deus vai, automaticamente, abençoar você em resposta a observação de um ritual. Deus está interessado em nossos corações, não em que observemos rituais. Veja Mateus capítulo 6, versos 1-8.

Um comentário:

  1. a boa nova no caso seria a semana santa?

    ResponderExcluir