segunda-feira, janeiro 25

PENSANDO COM MEUS BOTÕES...


Por Ana Coaracy
Em maio de 2007

Ontem parei um pouco para pensar com meus botões dourados e percebi como é difícil para nós, enquanto mortais, recebermos críticas. Não digo enquanto jornalista, arquiteto, advogado..., mas como ser humano. Nossa, como é ruim ver que os outros estão vendo nossos defeitos. É tão mais simples e, por que não dizer, bonito, quando nos elogiam. É tão melhor quando dizem que estamos certos. Que o que pensamos é o correto.
Mas no livro da vida nem sempre o que queremos e o que vemos como verdade, é realmente o certo. Erramos e erramos feio, vez por outra. O que é certo para mim, não é para ti e nem para quem está ao teu lado. O que eu acho errado, pode não ser para ti. É tudo tão simples, mas tão difícil e sofrido ao mesmo tempo.
Não se trata de ética, de ouvir dois lados, de estar sendo visto pelo lado errado, mas simplesmente de ceder e admitir que nem sempre tudo o que fazemos está correto. Admitir para nós mesmos.
Saber que quando erramos, por estarmos errando diante da vida, seremos vistos por ela e ela nos cobrará. Mesmo que não enxerguemos nosso erro, alguém vai nos mostrar e pronto. Tenhamos humildade em admiti-lo e tentar não errar mais.
Aprendi com uma sábia mulher, hoje no auge de seus 67 anos, que erramos hoje para poder acertar amanhã. Lembro que certa vez, em meio a muitas burradas (olha que já fiz zilhões delas e fui cobrada por cada uma!) minha mãe me olhou séria e disse: “Errar é humano. Persistir no erro é burrice”. E eu chorei, porque ela estava certa. E desde então repito para mim que posso errar, mas não duas vezes o mesmo erro.
Mas para nós seres humanos, que nos achamos únicos no universo, é difícil aceitar nossas próprias falhar, erros e defeitos. Não tem quem goste de ser posto à prova diante da vida.
Eu mesma, aqui neste blog, já externei minha revolta àqueles que me cobram o padrão magro de beleza. Já bradei, reclamei, simplesmente porque me recusei a aceitar as críticas ao meu excesso de tecido adiposo...rsrsrs. Tenho certeza que teve gente que pensou em me contestar, mas pode até ter ficado com receio d’eu me suicidar com um pedaço de torta de chocolate, tamanha a minha empolgação no texto.
O certo é que, sem querer ser dona da verdade, penso com meus botões dourados, que toda crítica pode ser construtiva e isso me fez lembrar outra história. Uma que me mostrou que posso ser mais bonita, que me fez ser mais feminina e que me trouxe muitos benefícios, mas eu não soube aceitá-la na época e causou um mal estar muito grande. Bem lembrado... eu errei ali. Devia ter sido humilde e entendido o recado.
Que aprendamos com nossos erros.
Que venham as críticas...

Um comentário:

  1. Minha linda adorei voce , seu sorriso e lindo , e ri muito com seu txto eu achei ele o maximo
    Estou te seguindo tambem
    Olha não seu se vc conhece este texto mas la vai

    Mulheres baleia ou sereia

    ()
    Ontem vi um outdoor da Runner,
    com a foto de uma moça de biquíni e a frase:
    "Neste verão, qual você quer ser?
    Sereia ou Baleia?"
    Respondo:
    Baleias sempre estão cercadas de amigos.
    Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos.
    Baleias amamentam.
    Baleias nadam por aí, singrando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.
    Baleias têm amigos golfinhos.
    Baleias comem camarão à beça.
    Baleias esguicham água e brincam muito.
    Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados.
    Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais.
    Baleias são lindas e amadas.

    Sereias não existem.
    Se existissem, viveriam em crise existencial:

    Sou um peixe ou um ser humano?

    Runner, querida, prefiro ser baleia. "


    bjs

    ResponderExcluir