sexta-feira, janeiro 22

Não adianta, eu não aceito


Longe de mim criar polêmica, na verdade nem gosto disso, mas me incomoda a falta de inteligência e leveza nas letras de músicas que somos muitas vezes obrigados a escutar em nosso dia-a-dia. Por favor. Sinto muito por quem gosta e respeito, mas aqui, tenho de dar minha opinião a respeito e até desabafar!!!
Sinto saudades do bom rock nacional da década de 80, quando se falava da geração coca-cola e o máximo de sacanagem (se é que se pode dizer assim) que se falava era nu com a mão no bolso.

Tinha uma letra ou outra xingando as mazelas do país, como quando o Titãs cantava ‘bichos Escrotos” e no refrão dizia: “vão se f...”. Ou o RPM que se revoltava e dizia “pois acabou não vou rimar p... nenhuma, agora vai como sair”... ...Lembro também que geralmente o p... era cantado por Paulo Ricardo como “coisa nenhuma” e o “vão se f...” ficava para fim de festa..., por que havia um respeito ...

Ontem, quando ia para o trabalho, escutando música no rádio, fui surpreendida (mais uma vez) por uma música da Pitty. Nada contra a cantora, que para mim não fede, nem cheira... mas a música. O começo da música é normal, lembra até uma balada antiga e fala de um romance acabado... mal acabado, diga-se de passagem. Agora, o refrão, sinceramente... uma letra que diz: “Que você me adora; Que me acha foda; Não espere eu ir embora pra perceber”... gentem, o que é isso...
Quando era adolescente, foda era um termo pejorativo para o ato sexual...que às vezes se usava para dizer que determinar uma coisa ruim... (se fuderam - deu errado/ nem fudendo-nem morto/foda-se-dane-se).

Hoje, ser foda pode ser bom ou ruim, dependendo da entonação da voz e do entusiasmo. Sim, por que eu questionei isso. Lembro que (no meu maravilhoso tempo) quando se fica com raiva de alguém (muito próximo) se dizia: “tu és foda!”, ou “isso é foda” (quando era uma coisa ruim). Mas agora um cara legal “é foda”, a música legal “é foda”, tudo com muito entusiasmo e amor.

Me desculpem a falta de modernidade, mas eu não quero que ninguém me ache foda! Quero que me ache legal, importante, maravilhosa, poderosa, linda, especial, entre outros. Agora, se isso, na linguagem jovem de hoje, é foda, eu não quero.

Posso até parecer radical demais, mas para mim essa expressão é ridícula e mais ridículo ainda é isso virar letra de música, tocada em todo o Brasil e cantada como hit de sucesso por milhares de bocas adolescentes e ficar por isso mesmo, tudo lindo. É isso que queremos da nova geração? Que seja foda???

Sou contra a censura, sou jornalista, detesto ser tolhida, mas é certo despejar esse tipo de coisa no cancioneiro popular e deixar nossos jovens crescerem cantando isso como se fosse o máximo?

Eu cresci lendo gibis da Mônica e Cebolinha, cantando Legião Urbana e Engenheiros do Havaí... e aprendi a escrever e pensar com clareza. Será que esses jovens que lêem textos de MSN escritos em internetês (por que não perdem tempo lendo mais nada, nem tem incentivo para isso) e cantam esse tipo de coisa, vão crescer pensando com clareza e escrevendo algo que se aproveite??

Esta é a minha opinião. São coisas que eu não entendo... não aceito e não compactuo.





Um comentário:

  1. Além de apoiada, ainda reforço que é por existirem jovens assim ontem( anos 90 e pouco pra ca) é que hoje existem musicas assim e esse é um ciclo vicioso que n vai cessar restam poucos jovens q sabem o q é ler um bom livro e escrevem decentemente sem internetês, a liguagem em si o vocabulario na verdade tudo se banalizou... é o fim ana é o fim! talvez chegue o dia q n teremos mais jornalistas pq n teremos mao d obra qualificada pra isso pq culturalmente falando se extinguirá ficaremos apenas com as paginas d internet e talvez um aqui maranhao rsrsrs e qnto as musicas eu ja n me surprieendo mais, uso a tecnica do tapa ouvido e vivo feliz estagnada nos anos 80 qnd se ouvia RPM, legião, nenhum de nois, titãs, me permito continuar onde a musica boa existe.

    ResponderExcluir