terça-feira, dezembro 1

INSATISFAÇÕES



Por: Ana Coaracy


Hoje amanheci cheia de interrogações. Fico me perguntando, por que será que o ser humano é tão insatisfeito? Para que serve tanta insatisfação? E até que ponto isso é saudável?
Se está frio, era melhor ter um calorzinho, mas, quando esquenta, um friozinho caia bem. Barrigudo ou sarado? Se está magro, poderia ganhar uns quilinhos e se os ganha, nossssssa, estou obeso. Cabelos lisos mereciam uns cachos, mas quando estão cacheados ficariam lindos escorridinhos. Longos ou curtos, louros ou castanhos, ruivos, acaju acobreado talvez. Se mora em casa, bem que um apartamento seria mais seguro. Se ao contrário, poxa, uma casa seria mais espaçosa. A moto deixa a pessoa mais livre, mas o carro cabe mais gente.
Chega...Se pararmos para prestar atenção, veremos como implicamos conosco e com quase tudo, o tempo todo. Chega a ser cômico. Esta semana mesmo dei de cara com uma criatura que dizia que seu sonho era ser gorda (quase “dei” na cara dela). Tenho certeza que se conseguisse realizar “seu sonho”, no dia seguinte começaria uma dieta daquelas de água e água.
Às vezes acho que estas insatisfações servem para nos motivar a sair da rotina, estar sempre em mutação, melhorar. Dá-nos luz no dia-a-dia. Pensando bem, ia ser tão chato estar sempre satisfeita. Gostar de tudo do jeito que está. Imagine uma casa sem retoques, por que do jeito que está, está ótimo sempre; uma vida sem novidades... dá vontade de chorar.
Já acredito que devemos sim estar em busca do melhor, das mudanças, do diferencial, mas sem exageros. O que preocupa agora é quando esta insatisfação se torna uma obsessão. Aí começam as bulimias e anorexias da vida, os Toc's, síndromes de pânico, crises existenciais e infelicidades.
Pessoas eternamente insatisfeitas não são felizes, não se sentem bonitas e queridas nunca, não se aceitam de forma nenhuma, mesmo depois das mudanças.
Mas como saber a medida certa da insatisfação. Este é o xis da questão. Só descobrimos quando passamos deste limite, acredito eu! Aí as crises já chegaram e tudo fica mais difícil de se corrigir.
Então, pensando ainda no meio das minhas interrogações, ser insatisfeito é salutar, mas o melhor mesmo é ter cuidado com os excessos. Vamos aceitar, vez por outra, que nem tudo pode ser mudado e que do jeito que está pode ficar um bom tempo (não muito, é claro), sem que o mundo desabe sobre nossas cabeças.
Pronto, resolvi meus questionamentos. Mas confesso que não estou muito satisfeita com isso. Acho que ficou vago. Eu poderia mudar alguma coisa neste texto. Talvez explicar melhor meu ponto de vista. Não acha?

Um comentário:

  1. Menina..
    Mas não é que isso acontece mesmo!!
    Pq será que somos eternamente insatisfeitas??
    Será pq o mundo gira, e nós consequentemente estamos sempre girando, e nunca querendo passar pelo mesmo lugar? Que coisa né?? Mas eu tbem, se alguma criatura me dissesse que o sonho era ser gorda, juro que eu tacava uma pedra!! rsrsrs
    Mas é isso mesmo, a insatisfação nos move!

    Boa semana
    Bjos no ♥

    ResponderExcluir