domingo, setembro 6

Feliz 397 anos São Luís

São Luís
A capital do estado do Maranhão foi fundada em 8 de setembro de 1612, na ilha de São Luis, às margens da baía de São Marcos, do oceano Atlântico e do estreito dos Mosquitos. Povoada originariamente pelos franceses no século XVII, atualmente sua população compõe-se de aproximadamente 53% de mulheres e 47 % de homens. Trata-se d a única cidade brasileira fundada pelos Franceses (ver França Equinocial), e é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (as outras são Florianópolis e Vitória). No local da cidade habitavam nativos de uma aldeia tupinambá até a chegada de franceses em 1612, vindos das cidades francesas de Cancale e Saint-Mailo comandados por Daniel de La Touche Senhor de La Ravardière, que construíram um forte e o nomearam São Luís, em homenagem prestada a Luís IX patrono da França, e ao rei francês da época Luís XIII.
Os franceses se aliaram aos tupinambás na resistência aos portugueses e, 3 anos depois, em novembro de 1615, foram expulsos, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, que se tornou o primeiro capitão-mor do Maranhão. A curta estadia francesa e eles não terem construído uma cidade (construíram um forte) traz discussões sobre a fundação de São Luís, se foi feita pelos portugueses ou pelos franceses. São Luís também esteve sob o controle holandês no período de 1641 a 1644. Somente depois desses ataques o governo colonial decidiu fundar o estado do Grão-Pará e Maranhão, independente do resto do país. Nessa época, a economia era baseada na plantação, e depois exportação, de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Conflitos entre as elites por motivos econômicos levariam à Revolta de Beckman. Pelos idos de 1860, com o início da Guerra Civil Americana, a região passou a fornecer algodão para a Inglaterra. A riqueza proporcionada por essa atividade foi usada para modernizar a cidade, com a chegada de religiosos para lecionar nas suas escolas e a implantação de redes de água e saneamento.
A cidade chegou a ser a terceira do país em população, mas no fim do século XIX a agricultura entra em decadência e, desde então, a cidade busca outras atividades para manter-se. Na cultura local, São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá, o "Tambor de Mina" (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje - fundada em meados do século XIX - seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas. No carnaval, a tradição de São Luís é um forte carnaval de rua. Onde os blocos populares se misturam aos brincantes e às bandinhas tradicionais.
A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade, em 1997. São Luís tem um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares de centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. Vários prédios foram restaurados; a Prefeitura, por exemplo, funciona no Palácio la Ravardière, construção de 1689.


São Luís também conhecida como:

"Atenas Brasileira": Devido aos filhos dos nobres que eram enviados a Coimbra(Portugal), Londres(Inglaterra) e Paris(França)para estudar e quando voltavam a maioria deles se concentravam em São Luís e no Rio de Janeiro. Devido a grande efervescência cultural que existia e ainda existe ali esse epíteto foi dado a São Luís. São Luís também é a cidade onde a foi escrita e editada a primeira gramática do Brasil, pelo escritor Sotero dos Reis.

"Ilha do Amor": atribuído em função ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega.

"Jamaica Brasileira": o reggae chegou com força no Maranhão como um todo nos anos 70, e até hoje continua forte.

"Cidade dos Azulejos": devido a arquitetura e decoração azuleijada frontal dos antigos casarões, provenientes dos países europeus.

Filhos ilustres

Gonçalves Dias - Poeta
Alcione - cantora de samba.
Aluísio Azevedo - escritor.
Antônio Carlos dos Reis Rayol - músico, compositor, maestro, tenor.
Artur de Azevedo - escritor
Arlindo Maracanã - jogador de Futebol
Catulo da Paixão Cearense - compositor e cantor
Ferreira Gullar - escritor.
Graça Aranha - escritor e diplomata
João Clemente Jorge Trinta (Joãozinho Trinta) - artista plástico e carnavalesco.
José Sarney - ex-Presidente e escritor.
Josué Montello - escritor, romancista
Rita Ribeiro - cantora da MPB



São Luís em fotos...

Guaraná Jesus (exclusividade)

Teatro Arthur Azevedo (um luxo só)

Avenida Litorânea (segue parte da orla)


Os pescadores (obra do artista plástico Cordeiro do Maranhão, fica na praia de São Marcos e com o por do sol fica mais linda ainda)

Janelas dos sobrados

Praça Gonçalves Dias (conhecida também como Largo dos Amores)


Escadaria da catarina Mina


Palácio dos Leões (esquerda)-sede do governo estadual e palácio La Ravardiere -sede do governo municipal)

Centro Histórico

3 comentários:

  1. bela homenagem!!
    taí, gostei.
    beijos minha jornalista preferida

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Sou a Aline do Casaterapia... estou aqui retribuindo a visitinha.
    Adorei as fotos de São Luís... cidade maravilhosa... quero conhecer um dia, e tomar o refrigerante Jesus.... cor de rosa!
    Conto com mais visitas suas, ok?
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PELO SEU BLOG!


    http://maescomfilhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir